08/10/2021 às 08h53min - Atualizada em 08/10/2021 às 08h53min

DF Livre de Carcaças passa por quatro regiões na quinta (7)

Desde o início da ação, em 2020, 707 veículos já foram recolhidos das ruas do DF

*Com informações da SSP/DF

“Apesar de ser um número reduzido de material recolhido, eles estavam em locais estratégicos e a ação poderá contribuir diretamente com a sensação de segurança da população. Exemplo disso é a carcaça retirada das proximidades da Rodoviária Interestadual”, explica o coordenador dos Conselhos de Segurança (Consegs), na SSP/DF, Marcelo Batista.
 
“Não havia justificativa para realizarmos uma operação para atender uma única demanda, pois a operação envolve um número grande de servidores e equipamentos. Desta forma, nossas equipes, com apoio dos Consegs, mapearam outros carros abandonados em regiões próximas para que a operação ocorresse”, conta o coordenador.
 
De acordo com Batista, esta foi a forma encontrada para atender mais rapidamente às solicitações apresentadas. “Além do modelo que já vinha sendo realizado, com operações praticamente semanais em uma única região administrativa, passamos a atender também em outro formato e vamos permanecer com os dois formatos.”
 
A ação desta quinta-feira (7) agradou aos presidentes dos Consegs. “Essa missão coordenada pela SSP-DF tem tornado o DF cada vez mais limpo e nos orgulhado bastante. Só podemos agradecer por essa ação”, avalia a titular do Conseg do Sudoeste, Jussara Faviero.
 
A responsável pelo Conseg Brasília, Maria Celeste Bezerra, também parabenizou a ação. “Esta parceria entre o governo e a comunidade é fundamental para o êxito dessas ações”, conclui.
 
Além de contribuir com a sensação de segurança da população, a operação integra a série de medidas adotadas pelo GDF para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e chikungunya. As equipes da Segurança Pública ainda promovem trabalho educativo com moradores e comerciantes para a retirada de veículos abandonados nas ruas.
 
Participam da operação DF Livre de Carcaças as secretarias Executiva de Cidades e DF Legal, o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também integram a operação.
 
População pode contribuir
 
A população pode contribuir com a ação. Para isso, é necessário enviar um e-mail para [email protected], com fotos, endereço e ponto de referência para melhor localização do material.
 
Importante ressaltar que os carros abandonados devem apresentar algumas condições, como explica Batista. “O veículo deve apresentar características de abandono, como vidros abertos ou quebrados”, destaca.
 

 


Link
Notícias Relacionadas »