07/01/2022 às 14h35min - Atualizada em 07/01/2022 às 14h35min
Pacientes no hospital de Uruaçu ganham surpresa de aniversário
Projeto tem foco na recuperação de pessoas internadas e conta com todos os protocolos de segurança necessários
Ascom do Hospital de Uruaçu (HCN) de Goiás.
Ser surpreendido com uma celebração de aniversário inesperada é uma experiência que muitas pessoas sonham em vivenciar, mas nem todas são contempladas com essa iniciativa por meio de amigos, colegas ou familiares. Entretanto, no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado no município de Uruaçu, todos os pacientes aniversariantes internados estão vivendo este momento.
A iniciativa é focada na assistência humanizada e tem o objetivo de auxiliar na melhora dos pacientes, criando um modelo de atendimento diferente dos tradicionais, pois é uma forma de levar um momento de alegria às pessoas que estão internadas, justamente, nas datas de seus respectivos aniversários. “Essa singela comemoração tem o objetivo de homenagear o paciente e a equipe expressar o seu sentimento de amor e acolhimento. É uma forma de celebrar a vida e reviver valores humanos”, explica Marcelo Ramos, gerente de Enfermagem do HCN.
A ideia conta com todos os protocolos de segurança necessários para cada celebração. "Nós identificamos os pacientes internados que estejam fazendo aniversário no mês. Com base nessas informações, a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) faz a checagem das restrições alimentares do paciente e possíveis adaptações para o preparo dos minibolinhos. A ação também conta com o apoio de toda a equipe da unidade", complementa Ramos.
Nos casos em que não há restrições, o acompanhante do paciente também pode participar da comemoração. Para a equipe do hospital, essa é uma forma de minimizar sentimentos de angústia, sofrimento, fragilidade física e/ou emocional que são frequentes no contexto de internações. “Meu sentimento é de alegria e gratidão em proporcionar um dia de emoção e amor em uma data tão especial, creio que eles irão se lembrar por toda a vida com muito carinho”, acrescenta o gerente de Enfermagem.
Retorno dos pacientes A iniciativa foi bastante elogiada, tanto pelos pacientes como pela diretoria assistencial do complexo hospitalar, que ressaltou o engajamento e o comprometimento de toda a equipe do HCN em prestar um atendimento baseado nos valores humanos, colocando em prática, frequentemente, ações que reforçam a empatia no atendimento às pessoas.
“Os pacientes têm ficado emocionados com essa ação. Antigamente, hospitais tinham aquela conotação de que seriam lugares de sofrimento, mas, atualmente, este conceito está mudando, pois as pessoas cada vez mais entendem que estão em uma casa de saúde, de recuperação. E nós, no HCN, estamos trabalhando muito essa questão, proporcionando acolhimento aos pacientes do ponto de vista técnico, que visa à recuperação da condição da saúde, mas também respeitando cada pessoa como um ser humano único e individual”, comenta João Batista da Cunha, diretor assistencial da unidade.
Nesse sentido, Marlene Martins Oliveira, 57 anos, que fraturou o fêmur em um acidente doméstico e passou por um procedimento cirúrgico no hospital, confirma que ficou muito contente com a iniciativa: “Fiquei feliz demais”, afirma a dona de casa, que foi a paciente de número 100 a ser submetida a uma cirurgia no HCN, pois, em novembro de 2021, ocorreu uma implementação nos serviços da unidade, passando a funcionar com perfil assistencial, especializado em média e alta complexidade.