15/03/2022 às 08h03min - Atualizada em 15/03/2022 às 08h03min

Informação em todo lugar por um trânsito mais seguro

Servidores do Detran e DER têm se dedicado a trabalhar pela educação no trânsito. Por meio das blitze ou de campanhas educativas, público vai desde futuros motoristas até os mais experientes e também ciclistas

Formar condutores conscientes é o objetivo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Pensando nisso, o órgão tem estado presente de muitas formas na vida dos motoristas e também dos futuros motoristas de Brasília, sempre para cravar a importância de se dirigir com segurança.
 
Também existem as blitze educativas, realizadas rotineiramente nas vias das regiões administrativas do DF. Nesta segunda-feira (14) foi a vez de Samambaia Sul. Os temas tratados foram o uso do celular ao volante e o respeito ao ciclista e ao motociclista.
 
De acordo com o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran, Miguel Videl, que coordenou o trabalho nesta manhã, um condutor de veículo leva quatro segundos para olhar uma mensagem no celular. Nesse período o carro avança entre 40 e 60 metros e é como se o motorista estivesse sem visão.
 
O motorista José Antônio Gomes, parado na blitz educativa para receber orientações, disse aprovar a iniciativa. “Acho importante, as campanhas para esclarecer a população são sempre muito importantes”, opinou.
 
O motociclista Diego Alves lembrou a necessidade de os condutores e pedestres fazerem sua parte para um trânsito mais seguro. “Muitos motociclistas fazem jus às multas que recebem, mas ainda bem que também existem muitos que andam regularmente”, lembrou o condutor.
 
“O Detran tem priorizado nos últimos anos uma intensa campanha educativa em todas as áreas. Com muita educação, estamos introduzindo uma mudança de cultura nos motoristas do DF”, disse o diretor-geral do órgão, Zélio Maia.
 
Estudantes
As campanhas educativas deste ano do Detran têm como um dos principais alvos os estudantes. Para eles foi elaborada a campanha Detran nas Escolas. A iniciativa forma professores para que funcionem como agentes multiplicadores nas escolas do DF, conscientizando os alunos da rede pública acerca das regras de segurança no trânsito.
 
A campanha teve início em todas as regiões administrativas da cidade antes da volta às aulas. Enquanto os pais eram orientados sobre o cuidado ao dirigir próximo às escolas, as crianças aprendiam a atravessar as vias somente nas faixas de pedestres e somente depois de dar sinal de vida.
 
“Oferecemos cursos para professores da rede pública, para que trabalhem as informações junto aos estudantes, por meio de trabalho com os alunos”, explica o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja.
 
Detran nas Escolas também conta com peças de teatro, usando o trânsito como tema. As peças são levadas às escolas que solicitarem. Já para os estudantes do ensino médio o Detran faz um trabalho focado em futuros condutores, uma vez que em breve farão 18 anos e estarão em condições de tirar habilitação e dirigir.
 
Ciclistas
Para manter a queda das mortes de ciclistas no trânsito, o trabalho voltado para esse público será intenso em todas as mídias. Marcelo Granja destaca a campanha Bike em Dia, já iniciada, e que prossegue durante todo o ano. A iniciativa consiste em orientar os ciclistas em ciclovias e ciclofaixas, em horários específicos, pela manhã e no fim da tarde, sobre segurança no trânsito. Enquanto o condutor é orientado, a bicicleta ganha uma pequena revisão.
 
“De 2020 para 2021 tivemos uma redução de mortes no trânsito na ordem de 26%. Fazendo um recorte nos diversos modais, o ciclista foi o mais beneficiado pelas políticas adotadas na área de educação, não só pelo Detran, mas por todo o Governo do Distrito Federal”, afirma Zélio Maia.
 
“Houve uma ampliação da malha cicloviária”, ele ressalta, “e com apoio do Detran, do DER e da Polícia Militar temos experimentado reduções sistemáticas ano a ano de mortes de ciclistas no trânsito. Nesse modal, tivemos uma diminuição entre os anos de 2020 e 2021 de 58% das mortes. Em 2020 tivemos 19 mortes. Em 2021, foram oito mortes.”
 
“Devemos reafirmar e comemorar essa redução, mas vamos continuar para perseguir mortes zero em todos os modais, em especial nos que envolvem os mais vulneráveis, que são os pedestres e os ciclistas”, acrescenta o diretor-geral do Detran.
 
DER
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) também faz seu trabalho de conscientização por um trânsito mais seguro. Para isso, o órgão elaborou várias campanhas de trânsito para este ano. Neste mês estão acontecendo palestras para motoristas profissionais e a campanha Ciclista Consciente.
 
A iniciativa consiste em informar os condutores de veículos não motorizados sobre os locais corretos para deslocamentos, a necessidade de equipamentos de proteção e o cumprimento das normas de circulação e conduta.
 
Em abril, aniversário da faixa de pedestre, os servidores do órgão colocam nas ruas a Pedestre Consciente e a DER nas Escolas. Na primeira, o DER leva às escolas ações interativas para futuros condutores, abordando temas atuais sobre conscientização, direção, conduta e responsabilidade na condição de usuários do trânsito. Também são esclarecidas dúvidas sobre obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)).
 
Já a segunda é uma campanha levada às escolas e busca sensibilizar a todos os envolvidos como estudantes, professores e pais sobre os riscos de acidentes no entorno das escolas.
 
O Maio Amarelo é realizado ao longo do mês, por meio de diversas ações, como o Movimento Maio, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. No mês de junho (aniversário da lei seca), o DER desenvolverá a campanha Alcoolemia, na qual realizará a conscientização e orientações sobre os riscos e consequências de dirigir após o uso de bebida alcoólica.
 
Além dessas iniciativas, o DER dispõe da campanha Motociclista, voltada para condutores de motos, motonetas e ciclomotores. Nela são enfatizados a pilotagem adequada, o uso de equipamentos de segurança e as normas de circulação e conduta. Na Semana Nacional de Trânsito, que acontece no mês de setembro, são realizadas ações com a temática trânsito, com o objetivo de conscientizar a população sobre suas responsabilidades ao dirigir.
 
“Um dos deveres do DER-DF é trabalhar na educação de trânsito. Nossas campanhas buscam a formação de cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem para construção de um trânsito mais seguro”, explicou a diretora de Educação do DER-DF, Jucianne Nogueira.
 
Apesar das inúmeras campanhas realizadas pelos órgãos de trânsito, ainda é grande o número de infrações. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, de 1º de janeiro a 6 de março, foram realizados 663 atendimentos de trânsito.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »