22/04/2022 às 07h30min - Atualizada em 22/04/2022 às 07h30min

Ibaneis diz que DF tem interesse em comprar o Centrad, em Taguatinga

Antigo Centro Administrativo do Governo do DF fica em Taguatinga Norte e, segundo Ibaneis, deve ser aproveitado para serviços à população

Motoristas já podem, novamente, dirigir pelas avenidas Comercial Sul e Norte, por cima do futuro Túnel de Taguatinga. Nas comemorações do aniversário de 62 anos de Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) liberou o trecho para a circulação de veículos. Durante o evento, o chefe do Executivo local também comentou o projeto de compra do Centro Administrativo (Centrad).
 
O governador decidiu anular o projeto inicial de Parceria Público Privada (PPP) do Centrad. A proposta inicial era transferir do núcleo do governo local para o complexo. Agora, Ibaneis avalia a compra da estrutura para oferecer serviços públicos para a população.
 
Para Ibaneis, o Centrad é um grande imbróglio que precisa ser resolvido. “Nós não podemos simplesmente abandonar aquilo ali, que é uma obra grandiosa e que pode, sim, vir a beneficiar muito a população de toda essa região. Para que se tenha uma ideia, todos aqueles terrenos em volta do Centrad pertencem à Terracap. Pode-se fazer um grande projeto, tanto habitacional, como na comercial, trazendo para ali hospitais, faculdades, gerando emprego e renda”, explicou Ibaneis.
 
 “Chegamos a uma fase de encerramento do contrato administrativo. Vamos fazer uma proposta de compra. E se aceita a proposta, nós vamos adquirir o prédio para o Distrito Federal, para a população do DF”, assinalou. Segundo o governador, os eventuais projetos e usos do complexo em caso de compra serão definidos após a elaboração de um plano de ocupação.
 
Avenida Comercial
Segundo o chefe do Palácio do Buriti, a liberação da avenida é a primeira etapa da entrega do Túnel de Taguatinga. Na avaliação do emedebista, a liberação é fundamental para reaquecer o comércio da região. A previsão é que a obra seja entregue em breve, no início do segundo semestre de 2022.
 
“Nós temos o compromisso de causar o menor transtorno possível para a população. Então nós fizemos a concretagem aqui e estamos liberando hoje a Avenida Comercial”, comentou Ibaneis. O túnel é um uma das maiores obras de mobilidade do DF e impactará não apenas os moradores de Taguatinga, mas também a população de Ceilândia, do Pôr do Sol e Sol Nascente, somando mais de um milhão de pessoas.
 
“Nós esperamos que nos próximos meses a gente tenha a conclusão de todo túnel, talvez no início do segundo semestre. Mas o que a gente quer fazer é ir liberando tudo aquilo que for possível para causar o menor transtorno possível”, completou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »