Um jacaré gigante de mais de 4 metros de comprimento foi retirado de um lago em Luzimangues, distrito da cidade de Porto Nacional (TO), nesse sábado (23/7).
O animal, que é da espécie jacaré-açu, foi amarrado e erguido por uma pá carregadeira. Ele foi colocado numa caçamba para ser transportado para outro local.
O jacaré foi capturado por funcionários da uma mineradora (Potti Mineradora), que fica às margens do lago. O Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar no resgate, mas, quando a equipe chegou ao local, o animal já havia sido amarrado.
Uma caçamba da subprefeitura de Porto Nacional fez o transporte do jacaré. Ele foi solto numa área mais afastada do lago, numa região de mangues, onde não há visitação de pessoas.
A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) informou que foi até o local, após ser chamada para averiguar tentativas de ataque ao jacaré. Os policiais perceberam que ele possui lesões antigas, seria cego de um dos olhos e está sem as patas dianteiras.
A mineradora alegou que os funcionários fizeram a captura por se tratar de uma área bastante frequentada por banhistas, especialmente nesse período de calor intenso.