11/02/2023 às 08h04min - Atualizada em 11/02/2023 às 08h04min

GDF divulgará programação oficial de Carnaval na próxima segunda-feira

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, o GDF fará "o melhor Carnaval de todos os tempos"

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai lançar, na próxima segunda-feira (13/2), a programação oficial do Carnaval de Brasília 2023.

“Nós vamos fazer o anúncio formal e passar o mapa do Carnaval e tudo que vai acontecer na cidade. A gente quer que seja uma folia marcada pela cultura de paz”, antecipou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues durante celebração da Folia de Reis, nesta sexta-feira (10/2), no Palácio do Buriti.

“Vamos para a rua, vamos brincar e comemorar. Precisamos mostrar que a Brasília de verdade, é de alegria”, acrescentou o titular da pasta.

Volta da Folia de Reis
A tradicional festa de Reis está de volta ao calendário cultural do DF e foi elogiada pela governadora em exercício, Celina Leão (PP), em festividade com representantes do 21º Encontro Nacional de Folia de Reis do DF, que ocupa o Pavilhão do Parque da Cidade até domingo (12/2), com entrada franca.

“É uma alegria recebê-los aqui, gente de todos os cantos do país. Juntar cultura com fé é muito bonito. Precisamos preservar a paz, ser contra a violência, e vocês nos alegram trazendo luz para a nossa cidade”, destacou Celina Leão.

O evento conta, inclusive, com aporte de R$ 800 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Recurso destacado por Bartolomeu Rodrigues. “Temos aqui todo o país representado na Folia de Reis, uma das mais autênticas manifestações artísticas de raiz ibero-americana, que não perde a sua originalidade. É uma tradição que toca no peito. É uma satisfação ver o dinheiro público aplicado na cultura raiz”, disse.

Segundo o idealizador do Encontro, Volmi Batista, o apoio do GDF é essencial para que a cultura seja difundida nos grandes centros. “Somos privilegiados de termos um dos maiores fundos de cultura do país. Graças a ele, a cultura popular pode ser mostrada. Manifestações populares dificilmente recebem recursos da iniciativa privada. Agora estamos desfrutando de um edital do FAC de 2021. Então, nós estamos comemorando a volta com tudo”, finalizou.

A festa, uma das mais importantes representações da cultura brasileira, terá apresentações sempre às 19h, com a participação de cerca de 600 foliões, divididos em 20 grupos que representam todas as regiões do Brasil. Além das atrações artísticas, haverá outras atividades para estreitar a interação entre os participantes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »