Ainda no segundo mês do ano e as notícias ruins não param de chegar para o povo brasileiro. Desta vez, é a Volkswagen, fabricante alemã de veículos, que resolveu suspender a produção de unidades no Brasil.
A medida já está valendo a partir desta quarta-feira (22) e a princípio vai durar até o dia 3 de março.
Três filiais brasileiras serão afetadas: São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).
A planta de Taubaté (SP) também será prejudicada e fará intervalos na produção.
A Volkswagen não disse por que tomou a resolução em especial no Brasil, já que, em janeiro deste ano, produziu mais de 152 mil carros, 7,3 mil veículo a mais que o mês de novembro de 2022. Mas, alegou que a guerra entre Ucrânia e Rússia, a pandemia e a crise dos semicondutores, abalou a empresa.
O veredito da fabricante pegou os funcionários de surpresa porque, em 2021, durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o grupo fazia planos para um novo aporte no Brasil e, hoje, caminha na direção contrária.
Naquela época, Pablo Di Si, CEO da Volkswagen para a América do Sul, em entrevista para a agência Reuters, confirmava o investimento no país.
- Nós definimos (o investimento) e já paramos a produção da nossa fábrica em Taubaté para preparar a nova plataforma - declarou Di Si, naquele ano.
O complexo paulista estava sendo adaptado para poder produzir carros com a plataforma MQB-A0 e seria o responsável pelo inédito Polo Track.
- O investimento vai reforçar nosso portfólio de produtos como uma das marcas mais importantes em termos de participação de mercado - acrescentou.
Com o recuo da Volkswagen, agora, só resta esperar e ver como o mercado vai se comportar até o final do ano.
E que ano!