13/06/2017 às 17h54min - Atualizada em 13/06/2017 às 17h54min

Ceal inaugura setor de atendimento às pessoas com deficiência intelectual

Unidade abrirá 80 novas vagas para assistência dos usuários

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Com contrato formalizado desde 2015 com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (Ceal-LP) inaugurou, nesta terça-feira (13), o novo setor de atendimento aos pacientes diagnosticados com algum tipo de deficiência intelectual ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O local conta com oito salas para consulta e diagnóstico, de forma a gerar 80 novas vagas para assistência dos usuários.

 

A unidade disponibiliza à população o serviço de reabilitação auditiva e intelectual das pessoas com deficiências auditiva, intelectual ou de TEA. Os pacientes recebem tratamento com equipe multiprofissional composta por fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga e outras especialidades.

 

De acordo com Maria Inês Serra, coordenadora de Projetos e Convênios do Ceal, a unidade já existia, mas no formato de dormitórios e estava desativada por falta de orçamento para realizar a reforma. O investimento de R$ 484 mil foi possível a partir de emenda parlamentar que possibilitou a realização das obras no auditório, nas salas de atendimento e do estacionamento.

 

"Antes, esse serviço era prestado em um local provisório, que funcionou por, aproximadamente, um ano e meio e disponibilizava sete salas, mas elas não tinham todas as condições ideais que as novas possuem", esclarece a gestora.

 

A unidade atende, mensalmente, uma média de 430 crianças e adolescentes na especialidade de reabilitação auditiva, intelectual e TEA. Até o momento, aproximadamente 400 pessoas aguardam atendimento nessa área.

 

EVENTO – A ocasião contou com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; da colaboradora do governo, Márcia Rollemberg; dos secretários de Saúde, Humberto Fonseca; e de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gutemberg Gomes; do presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Joe Valle; do diretor do Ceal, Pe. José Rinaldo; e outros representantes da entidade.

 

Em seu discurso, o governador Rodrigo Rollemberg enalteceu o trabalho realizado pelo Ceal e declarou ser um parceiro da causa, juntamente com sua esposa, Márcia Rollemberg.

 

Já o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, ressaltou a importância do Ceal como um parceiro importante da pasta. "Trata-se de um serviço que a secretaria ou o governo não conseguiriam fazer sozinhos. Esse é um grande exemplo de como uma entidade privada que esteja comprometida com a população, tem muito a contribuir, por isso precisamos estimular essas parcerias", enfatizou Fonseca.

 

Humberto destacou que, na gestão da Saúde, há a necessidade de todos os entes envolvidos no processo estarem unidos com o objetivo de investir em novos modelos de administração dos serviços oferecidos à comunidade. "Só assim venceremos essa dificuldade que não é só DF, é de todo o Brasil. Nosso intuito é entregar uma saúde de mais qualidade para todos que precisam. Hoje é um modelo de podemos fazer mais e melhor."

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »