25/04/2023 às 16h26min - Atualizada em 25/04/2023 às 16h26min

Agentes do GSI descansavam e mexiam no celular durante invasão do 8/1; veja

Enquanto o prédio do Palácio do Planalto já era invadido por golpistas, agentes foram filmados mexendo no celular e conversando

​(crédito: Reprodução/Circuito Interno do Palácio do Planalto)

Imagens das câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto mostram agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) descansando e mexendo no celular durante a invasão do edifício no dia 8 de janeiro.

O vídeo, divulgado pelo GSI após determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), revela que os militares estavam no saguão do Anexo I do Planalto às 16h25, momento em que o prédio já estava sendo invadido e depredado.

No vídeo é possível ver os agentes mexendo no celular, conversando, rindo e até brincando um com os outros.

Além de armados, eles aparecem nas filmagens de capacete e escudo. De acordo com o levantamento do jornal O Globo, os agentes do GSI só saíram do saguão as 17h15, em direção à ala A do Palácio do Planalto.

Na noite de sábado (22/4), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou a íntegra das gravações do circuito interno do Palácio do Planalto durante os atos golpistas. As mais de 900 horas de filmagem estão disponíveis em um link no portal do gabinete.

Durante a semana, imagens do circuito interno provocaram a queda do então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, que aparece nas gravações dentro do palácio no dia dos atos antidemocráticos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »