25/05/2023 às 05h40min - Atualizada em 25/05/2023 às 05h40min

OAB denuncia agressão a advogado na CPP de Aparecida

Superintendência de Segurança Penitenciária da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária acompanha o caso

Secretária-geral executiva da Comissão de Direito e Prerrogativas da OAB-GO, Gislaine Batista de Carvalho acompanhou um advogado que teria sido agredido na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia por policiais penais, nesta quarta-feira (24), no 4º Distrito Policial. Ainda de acordo com ela, o delegado não ouviu a vítima e se recusou a fazer o flagrante, utilizando apenas o Registro de Atendimento Integrado (RAI) realizado pela Polícia Militar.

“Ele foi atender um cliente e, quando passou pelo body scan [escaneamento], um policial disse que ele tinha algo no bolso. Em seguida, colocou a pistola na cabeça dele, mandou ajoelhar, agrediu e ameaçou de morte”, narrou ao portal.

O advogado passou pelo Instituto Médico Legal (IML) e, por pedido de médico legista, foi fazer exames. “Ele está sentindo muita dor no braço”, relata Gislaine. Segundo ela, o caso possui indícios de tortura, abuso de autoridade, ameaça, lesão corporal e mais. “Lembrando que ele foi ouvido dentro da CPP ( provavelmente coagido) sem a presença da Comissão de Direitos e Prerrogativas.”

Alessandra Borges, secretária executiva-geral da Comissão de Direitos e Prerrogativas, também acompanhou o advogado na delegacia.

Respostas
Por nota, a Superintendência de Segurança Penitenciária da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária disse que a “ocorrência envolvendo um policial penal e um advogado, na manhã desta quarta-feira (24), na Casa de Prisão Provisória, está sendo acompanhada pela Corregedoria Setorial da DGAP”. De acordo com eles, “procedimentos administrativos internos foram abertos para apuração do fato”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »