03/07/2023 às 07h19min - Atualizada em 03/07/2023 às 07h19min

Lula diz que ‘não se provou nenhuma corrupção’ nos estádios da Copa do Mundo no Brasil

O presidente disse que ficou 'frustrado' em 2014 porque o torneio teve um clima 'muito negativo'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no sábado 1º que “não se provou nenhuma corrupção” nos estádios para a Copa do Mundo de futebol masculino no Brasil, em 2014. Após o mundial, várias das arenas construídas para o torneio foram alvo de investigação pela Operação Lava Jato.

Em visita ao treino da seleção brasileira feminina de futebol no estádio Mané Garrincha, em Brasília, Lula se dirigiu ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e disse que o governo dará apoio necessário para a realização da Copa do Mundo no Brasil, caso se entenda que é interessante. O presidente disse que ficou “frustrado” em 2014 porque a Copa teve um clima “muito negativo”.

“Em 2014, eu fiquei frustrado, porque conseguimos trazer a Copa do Mundo, mas 2013 foi um inferno nesse país e a Copa do Mundo foi banalizada, teve um clima muito negativo, tudo se dizia que tinha corrupção nos estádios”, afirmou o petista. “E não se provou que houve corrupção nos estádios. Já faz 10 anos que houve a Copa do Mundo e nenhum estádio foi provado que teve corrupção”, prosseguiu o presidente.

A Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2014 foi realizada no fim do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) em meio a um ambiente de agitação política que começou com os protestos de junho de 2013 e culminou no impeachment da petista, que chegou a ser reeleita meses depois do evento esportivo. À época, ficou marcada a frase “Não vai ter Copa”, que era entoada por grupos contrários à realização do campeonato no Brasil.

Segundo Lula, em uma próxima oportunidade, não será necessário gastar muito para realização de uma Copa, porque o Brasil já tem estádios de ótima qualidade, como o Mané Garrincha, construído para o Mundial de 2014. “A Copa do Mundo não vai trazer muito gasto. Vai trazer investimentos necessários para melhorar vias públicas, para chegar aos estádios.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »