29/06/2017 às 05h02min - Atualizada em 29/06/2017 às 05h02min

Suposto ataque ao Alvorada deixa Brasília apreensiva

Notibras

Um clima de apreensão tomou conta de Brasília na noite desta quarta-feira, 28, com suspeita de invasão do Palácio da Alvorada por um grupo armado.

Michel Temer não estaria no local na hora do suposto incidente (ele usa o Palácio do Jaburu como residência oficial), mas informações preliminares indicam que havia uma reunião pré-agendada do presidente com aliados políticos.

Imagens que circulam na internet mostram um trecho derrubado da grade que isola o Palácio das vias públicas. Outras fotos apresentam cartuchos de armas de grosso calibre que teriam sido disparadas pelos eventuais atacantes.

A Presidência da República não se manifestou até o momento (21h51) sobre o incidente. Segundo pessoas que circularam pelo local, veículos do Corpo de Bombeiros, do Exército e ambulâncias foram vistos em direção ao Alvorada.

Os acessos à área estão isolados. Informações contraditórias sugerem que o ‘ataque’ teria sido coordenado por um menor de idade, que usou um carro da família para promover a invasão.

A expectativa é a de que o Gabinete de Segurança Institucional divulgue um comunicado oficial sobre o incidente nas próximas horas.

O mistério sobre o ‘ataque’ foi esclarecido pouco antes das 23h pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Tratou-se, na realidade, de tentativa de invasão do local por um adolescente, que derrubou as grades do portão e só foi parado após o veículo ser alvejado por tiros da segurança, feita naquele momento por soldados da Polícia do Exército.

Segundo o comunicado “por volta das 19h de hoje [quarta-feira], um veículo, após receber orientação para reduzir a velocidade e identificar-se, acelerou abruptamente e ultrapassou a grade de proteção que dá acesso ao Palácio Alvorada. Foram realizados disparos de arma de fogo de advertência e, em seguida, contra o veículo que parou na área interna do Palácio. O motorista, sem ferimentos e, aparentemente menor de idade, foi conduzido pela Polícia Federal, que realizará as investigações”, diz o texto, sem revelar a identidade do suposto invasor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »