24/09/2023 às 06h32min - Atualizada em 24/09/2023 às 06h32min

Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo

Quem está com a caderneta incompleta, pode atualizá-la no Estacionamento 10. Ação ocorre das 9h às 15h

​O estudante Daniel Carvalho aproveitou para colocar a caderneta de vacinação em dia e elogiou a oportunidade de se imunizar em um momento de lazer. | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Para ampliar a cobertura vacinal no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) investe em iniciativas que encontrem a população e facilitem o acesso aos imunizantes. Por isso, neste fim de semana, a pasta participa de evento no Estacionamento 10 do Parque da Cidade oferecendo vacinas para todas as idades, com o objetivo de que a população local atualize a caderneta de vacinação. Neste domingo (24), a ação – que integra as comemorações da Semana Nacional de Trânsito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – ocorrerá das 9h às 15h.

Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos que forem ao local poderão se imunizar contra a covid-19, a gripe (influenza) e diversas outras doenças, seguindo o Calendário de Vacinação. Todos os outros imunizantes previstos na rede pública de saúde estão disponíveis, com exceção da BCG e da antirrábica para humanos, mas que podem ser encontrados nas mais de 100 salas de vacina que funcionam em dias úteis por todo o DF.
O objetivo da pasta é aumentar a cobertura vacinal do DF, principalmente com relação à proteção contra a covid-19, mas também de outras doenças, como a poliomielite, o sarampo e a rubéola. “A nossa grande preocupação são os esquemas infantis, porque muitos pais as levam para tomar a primeira dose e não retornam para fazer a segunda e o reforço”, explica a enfermeira e coordenadora da ação, Gabriela Barasuol.
 
Para promover a imunização, há uma série de ações que levam as vacinas até a população. A deste fim de semana, por exemplo, visa atingir o público que frequenta o Parque da Cidade para se exercitar ou que já estava participando do evento em alusão à Semana Nacional de Trânsito, como o estudante de enfermagem Daniel Carvalho, 27 anos, que atualizou sua caderneta de vacinação.
“Acho que muita gente tem dificuldade, às vezes, de se direcionar a um postinho de saúde para poder atualizar o cartão de vacina. Aqui é uma oportunidade para as pessoas que estão no seu ambiente de lazer se vacinarem também, é muito prático”, avaliou.

Cobertura vacinal
Desde 2016, o Brasil registra queda na cobertura vacinal em todo o território. Até mesmo o sarampo, uma doença que já havia sido erradicada, voltou a aparecer no país em 2018.
Entre as estratégias da Secretaria de Saúde para aumentar os índices de vacinação no DF, ações externas realizadas em shoppings, parques, escolas e outros locais públicos têm sido muito importantes para aumentar o índice de vacinação da cidade, além de projetos como o Carro da Vacina e a divulgação de campanhas nacionais de imunização.
 
“Quando a gente sai do espaço da unidade básica de saúde, a gente garante mais acesso às pessoas. Quem não tem tempo na correria do dia a dia ganha a oportunidade de se vacinar aqui no Parque [da Cidade] ou em outros lugares públicos”, ressaltou a coordenadora da ação.

Em todo o Distrito Federal, há mais de 100 salas de vacina abertas em dias úteis e, semanalmente, são divulgados pontos que funcionam também aos sábados. Confira aqui os locais de vacinação.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »