26/10/2023 às 06h36min - Atualizada em 26/10/2023 às 06h36min

Lula demite Rita Serrano da presidência da Caixa para nomear Carlos Fernandes

Troca no comando do banco público ocorre para atender pressão de deputados do Centrão

​Rita Serrano - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu demitir a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Rita Serrano, na tarde desta quarta-feira (25/10). De acordo com informações obtidas pelo Correio, ele deve nomear para um lugar Carlos Vieira Fernandes — um nome indicado pelo Centrão.

A demissão ocorre após meses de constante pressão de parlamentares do maior bloco da Câmara. Os pedidos de demissão de Rita foram capitaneados por Arthur Lira (PP-AL). Ele é o responsável pela escolha de Carlos Vieira Fernandes, servidor de carreira, para ser o novo presidente do banco público.

Em nota, o Planalto confirmou a demissão de Rita e disse que ela prestou relevantes serviços durante sua gestão. "Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio", diz o texto.

"Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha”, completa o Planalto, em nota. A demissão aumenta as críticas sobre a desigualdade de gênero no governo, pois Lula prometeu na campanha dar igual espaço para homens e mulheres e vem loteando cargos políticos com homens brancos, muitos fruto de indicação de deputados e senadores para atender interesses do parlamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »