12/04/2024 às 07h57min - Atualizada em 12/04/2024 às 07h57min

Deputados veem ‘erro grave’ de Lira em votação sobre prisão de Chiquinho Brazão

Deputados acusam Lira de manipular a situação para jogar dos dois lados com os deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF), criando tensão entre o legislativo e o judiciário.

​Os legisladores criticam a decisão de Lira de iniciar a votação em um momento considerado inadequado.

Eles acreditam que se a votação tivesse sido realizada imediatamente após a detenção dos irmãos Brazão, no mês anterior, a grande maioria do plenário teria optado por manter Chiquinho Brazão preso. Contudo, após quinze dias, a percepção mudou e surgiu o argumento de que a decisão poderia estabelecer um precedente arriscado, baseado no fato de que a prisão não ocorreu em flagrante, conforme exige a legislação.

Os deputados argumentam que, durante os últimos quinze dias, não emergiram novas informações sobre o inquérito e sustentam que a revisão da prisão deveria ocorrer na Câmara somente após a confirmação da existência ou não de elementos desconhecidos da investigação.

Outra fonte de descontentamento é a percepção de que Lira agiu de maneira ambígua, indicando aos ministros do STF que se esforçou para manter a prisão, enquanto na realidade influenciou para que o plenário votasse pela libertação do indivíduo acusado de ordenar o assassinato de Marielle.

Os parlamentares expressaram preocupação por terem sido colocados em uma posição vulnerável por Lira em um caso sério e de alcance internacional, como foi o assassinato de Marielle, e receiam as possíveis consequências eleitorais dessa exposição.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »