Com 1.744 inscritos, a VII Olimpíadas de Integração da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (VII Olinsesp SPP/DF), foi finalizada nesta sexta-feira (30). Na última disputa, o time de futebol de campo masculino da Polícia Militar do DF venceu o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). A partida e o encerramento foram realizados no Centro de Capacitação Física CBMDF.
A Olinsesp marca a promoção da qualidade de vida no trabalho na segurança pública do DF e tem como objetivo aperfeiçoar as habilidades e a atenção à saúde dos profissionais de segurança pública, fomentar o bem-estar físico e mental, diante dos impactos nos serviços prestados à sociedade. A última edição do evento ocorreu em 2012.
“O retorno do evento esportivo chancela nossa preocupação e cuidado com a saúde mental e o bem-estar dos nossos servidores. Trabalhamos numa área muito sensível, em que precisamos estar sempre alertas. Portanto, proporcionar momentos como foi a Olinsesp, em que a integração entre os participantes foi tão grande, é muito gratificante”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “Todos nós estivemos juntos nesses dias em que nosso maior foco foi o cuidado com a saúde e o bem-estar por meio do esporte. Com certeza, saímos ainda mais fortalecidos e integrados”, completa.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou do encerramento das atividades esportivas e parabenizou o titular da SSP-DF pela iniciativa. “Agradeço a oportunidade de fazer parte deste momento. Parabéns, Sandro, por incentivar o esporte e parabéns a todos vocês que participaram desta iniciativa”.
Do total de inscritos, 1299 eram homens e 445 mulheres, divididos em 16 categorias – atletismo, basquetebol, beach tennis, cabo de guerra, dominó, futebol de campo, futsal, judô, jiu-jitsu, natação, vôlei de quadra, vôlei de praia, tênis de mesa, triatlo, orientação e xadrez. Os três primeiros colocados no quadro geral de medalhas foram a PMDF, o CBDF e a Polícia Civil do DF (PCDF).
A comandante-geral da PMDF, Ana Paula Barros Habka, falou sobre o resultado da corporação, que finalizou a competição com 183 medalhas. “Investimos em esporte, damos total liberdade e apoio para os policiais treinarem, sempre pensando no bem-estar, para que o estresse da atividade policial seja reduzido. O esporte desopila, deixa a mente sã. Ou seja, além de preparar fisicamente, também prepara emocional e psicologicamente”, afirma Ana Paula.
Os jogos tiveram início no dia 9 de agosto e reuniram servidores da SSP-DF, da PMDF, da PCDF, do CBMDF, do Departamento de Trânsito (Detran-DF), e de outras forças convidadas, como a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias do Senado, da Câmara dos Deputados e da Câmara Legislativa
Segurança integral
A olimpíada integra o programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, que consiste na articulação com a sociedade civil e na atuação conjugada entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais em eixos de segurança integral. As ações priorizam projetos, ações e serviços com foco na redução sustentável dos índices de criminalidade e violência, no aumento da sensação de segurança e na melhoria das condições sociais gerais da sociedade com a promoção de direitos humanos.