A nossa avaliação do andamento das obras aqui no Sol Nascente é muito positiva. Estamos dentro dos prazos pactuados com o consórcio. Nós vamos entregar o Trecho I do Sol Nascente todo pavimentado até o final do ano, também as avenidas principais do Trecho II e algumas quadras do Trecho II já estarão concluídas, pavimentadas. E no Trecho III nós já iniciamos as obras de drenagem. A Caesb iniciou a licitação para fazer a rede de esgotos e tão logo ela conclua nós já poderemos também iniciar a pavimentação do Trecho III.
Nossa expectativa é de que no prazo de 60 a 90 dias, tanto a avenida principal do Trecho I como essa avenida comercial do Trecho II estejam já pavimentadas e isso vai trazer muito conforto para quem mora no Sol Nascente, especialmente nos Trechos I e II. E, como disse, no Trecho III já iniciamos a licitação para a rede de esgotos no setor D e logo estará concluída. A drenagem já está feita nessa região, então o consórcio poderá fazer essa pavimentação também nessas quadras.
Também é uma alegria muito grande poder compartilhar esse momento com a comunidade do Trecho II que já estava ansiosa para ver o asfalto. Já tem alguns meses que eu tenho acompanhado as obras de drenagem, agora vamos começar a fazer o asfalto e isso traz qualidade de vida. Eu sempre digo que quando a gente asfalta uma comunidade, como aqui no Sol Nascente, no Porto Rico, no Buritizinho, em Vicente Pires, não é só apenas o conforto do asfalto, é a qualidade de vida de uma forma geral, é a melhoria da saúde porque acaba com a poeira na época da seca, com a lama na época da chuva, com isso, reduz as doenças respiratórias, reduz as diarreias nas crianças; é a melhoria na qualidade de vida porque melhora a limpeza urbana, os caminhões da SLU podem fazer a coleta na porta das casas; melhora a segurança pública porque os carros podem se deslocar com mais agilidade. Estamos transformando esses lugares que eram esquecidos dos governos anteriores em excelentes cidades para morar.
Nós temos um sentimento contraditório. Ao mesmo tempo que queremos a seca, que queremos aproveitar o máximo desse período seco para avançar nas obras de drenagem e pavimentação, torcemos também para vir a chuva e poder abastecer os nossos mananciais. O importante é que a gente aproveite todas as épocas do ano da melhor forma possível. Estamos vivendo um período seco e é muito importante que avancemos o máximo nas obras de drenagem e pavimentação porque o tempo seco permite condições muito mais propícias para isso.