16/01/2025 às 06h35min - Atualizada em 16/01/2025 às 06h35min

Aluno de Goiás que tirou nota mil na redação do Enem comemora: ‘não acredito’

Estudante de Goiânia fez dois anos de cursinho

​'Não acredito que tirei o único mil em Goiás na redação do Enem', diz Hunter Aleixo (Foto: Arquivo Pessoal)

O estudante de Goiânia Hunter Aleixo Rezende, 20 anos, foi um dos 12 no País a conseguir a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Estou muito feliz com a minha conquista. Tirar um 1000 na redação é algo difícil e poucos conseguem. Ainda não acredito que fui eu quem tirou o único mil de Goiás.”

Ele revela que, além de comemorar muito com a família, a primeira coisa foi ligar para os professores e orientadores para anunciar a notícia. “Depois fui calcular a média para ter uma noção quando abrisse o Sisu.”
Hunter revela que fez dois anos de cursinho. Quando fez o Enem, ele estudava no colégio Arena. “Cheguei a passar na UFJ [Universidade Federal de Jataí] para medicina no primeiro ano de pré-vestibular, mas, como o calendário de aulas da UFJ estava atrasado, pude me dedicar mais um ano para tentar passar aqui na UFG [Universidade Federal de Goiás].”

O estudante conta que fazia duas redações por semana. Sobre a rotina, os estudos começavam com as aulas do cursinho pela manhã, de segunda a sábado, e no período da tarde ele estudava no prédio da instituição, por meio de listas que os professores passavam. “A redação precisou de uma atenção especial, visto que compõe uma parte significativa da nota do Enem. Assim, eu produzia um texto para a escola e outro para um curso de redação à parte.”

Ainda segundo ele, no segundo semestre teve aulas individualizadas para a correção das redações, linha por linha. “Além disso, lia bastante notícias e artigos de jornal para ficar por dentro dos acontecimentos nacionais e, quando possível, para utilizá-los na minha redação.”

Hunter afirma que precisou abdicar de “bastante coisa”, especialmente no primeiro ano de cursinho. “Raramente saía e não tinha muito tempo para lazer. Mas no segundo ano decidi levar as coisas mais leves. Reservava tempo para sair com amigos e fazer algo de que gostasse, como academia. Foi quando conheci minha namorada, que me ajudou nessa rotina.”

Ainda ao portal, ele afirma que pretende usar a nota para o curso de medicina. Ele deve tentar entrar na UFG, mas também fala na Universidade de São Paulo (USP), que possui um sistema próprio. Sobre a especialidade da graduação, ele ainda não definiu. Vai ver com qual disciplina se identifica mais.

Como aluno, ele passou pelas escolas Imaculada (fundamental), Agostiniano (ensino médio) e Arena (pré-vestibular). Ele também fez um curso de redação na Argumento, no segundo semestre de 2023 e primeiro de 2024. “Agora, é aguardar a abertura do Sisu e esperar o resultado. Depois, caso tudo dê certo, esperar até as aulas começarem, que deve ser após o carnaval.”

Aplicado
Wendell Sullyvan, diretor e coordenador de redação do Colégio Arena, disse ao portal que Hunter foi um aluno aplicado, esforçado, com gana e muita dedicação. “Mais que isso, é um jovem que conseguiu trabalhar suas dificuldades e frustrações por não ter conseguido o sucesso pretendido em provas anteriores. Em redação, principalmente, foi aplicadíssimo, tendo participado de todas as atividades da disciplina na escola”, garantiu.
Ainda segundo ele, o colégio recebeu com alegria o resultado. “Mérito dele e de todos professores que passaram por sua vida acadêmica.” Wendell aproveita para reforçar a importância de todo o corpo docente, em sala de aula e em trabalhos customizados.

Enem 2024
Quase 3,2 milhões de candidatos participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no ano passado. Somente 12 conseguiram a nota máxima da redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Eles são de: Goiás (1), Distrito Federal (1), Alagoas (1), Ceará (1), Maranhão (1), Minas Gerais (2), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (1). Com exceção de um estudante em Minas Gerais, todos são de escola particular.

As inscrições para universidades públicas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta sexta-feira (17). Ela segue até terça (21). Vale citar que a nota do Enem também permite o ingresso em 35 instituições de ensino superior em Portugal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »