O Metrô do Distrito Federal pode ganhar uma nova linha que ligaria as regiões do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou no Diário Oficial (DODF), de 12 de dezembro, um aviso de licitação para contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da chamada linha 2. As empresas podem apresentar propostas para a execução de Estudos Preliminares (Funcional e de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA) até 25 de fevereiro.
Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora tem 13 meses para apresentar o resultado dos estudos.
De acordo com o Metrô, os estudos devem:
• Estabelecer o traçado do empreendimento;
• Estabelecer a tecnologia do material rodante do empreendimento;
• Explorar alternativas físico-funcionais à implantação desse traçado;
• Selecionar e detalhar a melhor alternativa físico-funcional para o empreendimento;
• Analisar a integração com a rede de transporte público de passageiros do Distrito Federal, com base no Plano de Desenvolvimento do Transporte sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT-DF) e no Plano de Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU-DF);
• Analisar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da alternativa físico-funcional escolhida para o empreendimento.
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"Somente após a finalização dos estudos, será possível saber a viabilidade do empreendimento", diz o Metrô-DF.
O valor estimado da contratação é sigiloso de acordo com o art. 34 da Lei nº 13.303/2016 e art. 42 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos do Metrô-DF.
Linha 1
Segundo o Metrô-DF, a expansão da linha 1 está mais adiantada. O processo de licitação para a expansão de Samambaia já foi concluído: o contrato, assinado, e a empresa está elaborando os projetos executivos. O início das obras está previsto para o primeiro bimestre de 2025.
No trecho de Samambaia, a expansão será de 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações,, nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico.
A expansão de 2,3 quilômetros do trecho Ceilândia aguarda a autorização do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para a republicação do edital licitatório. No percurso, terão duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas de Goiás (GO).