Os enfermeiros da rede municipal de Aparecida de Goiânia cobram para receber a complementação do piso salarial, que está suspenso desde fevereiro deste ano. Segundo os servidores, o valor repassado pelo Ministério da Saúde à prefeitura para garantir o pagamento dos profissionais já está na conta do município, mas ainda não foi destinado aos servidores.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde do Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), Néia Vieira, afirmou, em entrevista ao portal Mais Goiás, que a prefeitura havia se comprometido a regularizar a situação já na folha de março. No entanto, os profissionais foram surpreendidos, com a ausência do pagamento.
Repasses federais garantidos, mas sem pagamento
De acordo com Néia Vieira, os recursos federais já foram transferidos ao município até junho de 2025. “Não havia motivo para ter um atraso de dois meses. Nós estivemos com o secretário de Saúde e o gerente de RH da Saúde, e houve o compromisso de que, como o dinheiro já estava na conta, ele faria o pagamento”, declarou.
Na última sexta-feira (28), enfermeiros realizaram um protesto em frente à prefeitura para cobrar o pagamento. A presidente do Sindsaúde e a diretora da entidade, Sirley Braga, afirmaram que a manifestação teve o objetivo de exigir explicações do prefeito Leandro Vilela sobre o descumprimento do acordo.
Posição da Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informou que o pagamento do piso salarial será realizado na folha de abril e incluirá os valores retroativos de janeiro, fevereiro e março deste ano.
Apesar da promessa, os profissionais de enfermagem reivindicam que o pagamento seja feito de forma imediata, por meio de uma folha complementar, e aguardam uma resposta do prefeito até quarta-feira (3). “Não queremos que seja pago só em abril. Já são dois meses de atraso sem nenhuma justificativa”, reforçou Néia Vieira.
O Sindsaúde segue pressionando a prefeitura para cumprir o compromisso firmado e garantir o repasse devido aos trabalhadores da enfermagem do município.