Prefeitura de Abadia é acusada de usar garis como ‘falsos guardas municipais’

Servidores públicos estariam invadindo casas, fazendo blitz de trânsito ilegais e se passando por autoridades

05/04/2025 08h21 - Atualizado há 1 dia
Prefeitura de Abadia é acusada de usar garis como ‘falsos guardas municipais’
GCMs utilizando fardas, armas e viaturas caracterizadas (Foto: Reprodução)

Moradores de Abadia de Goiás acusam a prefeitura de utilizar servidores públicos e profissionais comissionados para exercer funções de Guarda Civil Municipal (GCM) sem a capacitação necessária. Segundo as denúncias, garis e auxiliares de serviços gerais estariam atuando como agentes de segurança, usando viaturas, fardas, coturnos e até armas de fogo.

A situação foi revelada após relatos de que servidores estariam invadindo residências, realizando blitz de trânsito e se passando por autoridades. A Prefeitura de Abadia de Goiás negou as acusações, afirmando que apenas vigilantes concursados há mais de dez anos estão em atividade.

Em nota, a Prefeitura de Abadia de Goiás negou as acusações, afirmando que não há efetivo da GCM em atividade, apenas vigilantes concursados atuando no município há mais de dez anos. A administração municipal também informou que um concurso para GCM foi homologado em janeiro de 2025, com quatro aprovados prestes a assumir o cargo, e que está em negociação com a Polícia Federal para regularizar o porte de armas dos futuros agentes. No entanto, a prefeitura disse não ter conhecimento do uso de armas por servidores atuais.

Nota oficial da Prefeitura de Abadia de Goiás

Ressaltamos que no quadro de servidores do município de Abadia de Goiás, não temos nenhum efetivo de Guarda Civil Municipal, e sim vigilantes concursados, os quais pertencem ao quadro de servidores há mais de 10 anos, servidores estes que se encontram exercendo as suas funções.

No ano de 2023, foi realizada a abertura de Concurso Público para o Cargo de Guardas Civil Municipal, com previsão de 12 vagas imediatas e 34 vagas de cadastro reserva. O mesmo foi homologado no dia 21 de janeiro de 2025, conforme Decreto Municipal n°126/2025.

Informamos que as vagas criadas no certame serão preenchidas conforme a necessidade/conveniência do Município. Conforme a 14° Convocação do Concurso, foram convocados para tomar posse 4 (quatro) candidatos, aprovados para o cargo de Guarda Civil Municipal, sendo que a posse acontecerá nos próximos dias. Sendo que os mesmos estarão preparados e equipados com farda/viaturas para servir os cidadãos abadienses.

Em relação à denúncia de utilização de armas de fogo, o município não tem conhecimento de tal conduta e entendemos fielmente a importância de cumprir a conformidade e obrigações.

Pontuamos que o Município se encontra com processo em Trâmite junto à Polícia Federal para a realização de convênio, cujo o objetivo é o condicionamento/armazenamento de arma de fogo, com a emissão do porte de arma para os servidores efetivos no cargo de Guardas Civil Municipal.

O Ministério Público e a Justiça devem ser acionados para investigar se há de fato servidores realizando atividades de segurança sem a competência legal, bem como se a prefeitura estaria fornecendo equipamentos policiais a funcionários não autorizados.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »