05/11/2016 às 07h58min - Atualizada em 05/11/2016 às 07h58min

SECRETARIA DE SAÚDESem pagamento, funcionários param lavanderia de hospital público do DF

G1 DF

A lavanderia do Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal, ficou sem funcionar durante a manhã desta sexta-feira (4) devido à falta de pagamento aos funcionários terceirizados. ... Segundo relatos, os trabalhadores que prestam o serviço abandonaram os postos e só foram ao hospital esta manhã para abrir o local e deixar que os funcionários da própria unidade pegassem objetos lá guardados que precisaram para trabalhar. Em nota, a Secretaria de Saúde disse que o problema foi temporário.

 

Um vídeo obtido pela TV Globo mostra que o local onde funciona a lavanderia do hospital ficou vazio. Nas imagens, não há funcionários presentes, e as mesas do local também estão vazias, assim como muitas prateleiras.

 

Desde 2011, a empresa terceirizada responsável pelas lavanderias dos hospitais públicos do Distrito Federal recebeu R$ 32,9 milhões. Só este ano, foram pagos R$ 6,9 milhões. A empresa é sediada em Santa Catarina e tem filiais em vários estados do país e no DF. A empresa também atende aos hospitais regionais do Gama, Sobradinho e ao Hospital de Base.

 

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que a pausa no serviço foi momentânea e que o funcionamento da lavanderia já foi normalizado pois os funcionários foram informados de que o pagamento à NJ Lavanderia já foi feito. Procurada, a empresa não retornou aos contatos do G1 até a publicação desta matéria.

 

Em junho de 2015, a Justiça do Distrito Federal determinou o bloqueio dos bens do ex-secretário de saúde Elias Miziara, de um servidor da pasta e da mesma lavanderia que presta serviços em Santa Maria. Segundo a denúncia, houve a contratação dos serviços da empresa sem licitação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »