15/12/2016 às 16h24min - Atualizada em 15/12/2016 às 16h24min

Wellington Luiz, Robério Negreiros, Sandra Faraj e Raimundo Ribeiro são eleitos para a Mesa Diretora

CB Poder

Após a tumultuada votação para presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, vencida por Joe Valle (PDT), os deputados distritais elegeram os ocupantes dos outros cargos da Mesa Diretora, que terão mandato vigente durante o próximo biênio, nesta quinta-feira (15/12).

 

Por 14 votos a 9, Wellington Luiz (PMDB) alcançou o cargo de vice-presidente da Casa. A 1ª Secretaria da cúpula da Casa, responsável pelas questões administrativas do Legislativo local, será ocupada por Sandra Faraj (SD), que recebeu o apoio de 14 parlamentares.

 

Como candidato único, Robério Negreiros (PSDB) chegou à 2ª Secretaria da Casa, que trata do orçamento da Câmara. Ele recebeu o apoio de Agaciel Maia (PR) e Rodrigo Delmasso (Podemos), com quem teve um embate ao longo da votação pela presidência. O tucano, em lágrimas, se absteve da eleição por declarar-se “triste” com a situação. Ele angariou 20 votos.

 

A 3ª Secretaria da Mesa, responsável por processos legislativos, receberá, no próximo biênio, o titular Raimundo Ribeiro (PPS).

 

A configuração da nova Mesa Diretora da Câmara Legislativa representa uma derrota do governador Rodrigo Rollemberg (PSB): a maioria dos candidatos que receberam a bênção do chefe do Executivo local perdeu a eleição.

 

Confusão

O revés do Palácio do Buriti ocorreu após um bate-boca entre Rodrigo Delmasso (Podemos) e Robério Negreiros (PSDB), durante a eleição do novo presidente da Casa. O tucano chamou o colega de “moleque” em decorrência de um desentendimento referente à inscrição para a obtenção da 2ª Secretaria da cúpula da Câmara Legislativa. Delmasso retribuiu o xingamento e iniciou-se uma confusão generalizada. Com a derrota no primeiro pleito, alguns parlamentares optaram por ignorar os compromissos firmados previamente e votaram conforme desejado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »