Manifestantes intimidam jornalista durante ocupação da reitoria da UnB

Quatro pessoas com rostos cobertos exigiram que uma repórter apagasse fotos sob alegação de que adolescentes haviam sido registrados

13/04/2018 06h44 - Atualizado em 13/04/2018 às 06h44

Jornalistas e fotógrafos foram hostilizados durante a cobertura da ocupação na reitoria da Universidade de Brasília (UnB). O prédio, no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, está tomado por estudantes desde o meio-dia desta quinta-feira (12).

A reportagem do Jornal de Brasília presenciou quatro pessoas com os rostos cobertos cercarem o grupo de profissionais e exigirem que uma repórter do jornal Correio Braziliense apagasse supostas fotos feitas com seu celular pessoal.

A jornalista se recusou a deletar as imagens e foi ameaçada. Um deles filmou o rosto da profissional e gritou aos demais que aquele veículo “estava marcado”.

Os responsáveis pela intimidação reclamaram de uso indevido de imagem e asseguraram que a maioria dos ocupantes é menor de idade. “Vocês estão expondo a gente”, acusou um deles.

Saiba mais

De acordo com o Art.20 do Código Civil, “salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da Justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação […] ou utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.”

Além do direito ao uso de imagem, o direito à informação também é consagrado pela Constituição Federal, como um Direito Fundamental (artigo 5º, XXXIII).


FONTE: Jbr
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »