13/04/2018 às 06h44min - Atualizada em 13/04/2018 às 06h44min

Manifestantes intimidam jornalista durante ocupação da reitoria da UnB

Quatro pessoas com rostos cobertos exigiram que uma repórter apagasse fotos sob alegação de que adolescentes haviam sido registrados

Jbr

Jornalistas e fotógrafos foram hostilizados durante a cobertura da ocupação na reitoria da Universidade de Brasília (UnB). O prédio, no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, está tomado por estudantes desde o meio-dia desta quinta-feira (12).

A reportagem do Jornal de Brasília presenciou quatro pessoas com os rostos cobertos cercarem o grupo de profissionais e exigirem que uma repórter do jornal Correio Braziliense apagasse supostas fotos feitas com seu celular pessoal.

A jornalista se recusou a deletar as imagens e foi ameaçada. Um deles filmou o rosto da profissional e gritou aos demais que aquele veículo “estava marcado”.

Os responsáveis pela intimidação reclamaram de uso indevido de imagem e asseguraram que a maioria dos ocupantes é menor de idade. “Vocês estão expondo a gente”, acusou um deles.

Saiba mais

De acordo com o Art.20 do Código Civil, “salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da Justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação […] ou utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.”

Além do direito ao uso de imagem, o direito à informação também é consagrado pela Constituição Federal, como um Direito Fundamental (artigo 5º, XXXIII).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »