01/05/2018 às 08h35min - Atualizada em 01/05/2018 às 08h35min

Projeto na Câmara Legislativa tenta frear reajuste na conta de água

Deputado distrital quer reverter decisão da Adasa devido ao racionamento em vigor

Jbr

Na contagem regressiva para o aumento na conta de água, uma manobra do Legislativo tenta reverter a questão. O deputado Rodrigo Delmasso (PRB) protocolou, na tarde desta segunda-feira (30), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que pede a suspensão dos efeitos da resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

Leia mais: Prepare o bolso! Conta de água fica 2,99% mais cara a partir de junho

No documento, o deputado cita que, com o racionamento em vigor, “não pode haver cobrança de tarifa extraordinária”. Dessa forma, o aumento que virá a partir de junho seria de 0,93%, em vez dos  2,99% já definidos (soma dos reajustes ordinário e extraordinário). O projeto deve ser apreciado na Câmara Legislativa do DF nesta quarta-feira (2).

Decisão
A Adasa publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (30) que haverá um acréscimo de 2,99%. Apesar de críticas da população, o valor é bem menor que o pedido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), de 9,69%.

O aumento de quase 3% é composto por 0,93% do Índice de Reajuste Tarifário (IRT), que é ordinário e anual, e que costuma acompanhar a inflação. A outra parte é de 2,06% de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), que é dada quando a Caesb alega desequilíbrio financeiro.

Neste ano, foi alegado que a perda de 9,32% nas vendas de água causou um déficit grande e que a estatal precisa corrigi-lo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »