Na última quinta-feira (1°), a previsão era de trabalhar com 18 núcleos técnicos, mas o número subiu após análise das necessidades de criar estratégias para cumprir o plano de governo e as propostas de campanha nos quatro anos de gestão do emedebista. Cada uma das 24 comissões temáticas deve ter cinco integrantes, contando com um coordenador. Ao todo, devem ser 120 pessoas em trabalho não remunerado.
Certo é que o vice-governador eleito Paco Britto (Avante) vai gerir os trabalhos, e os três secretários anunciados por Ibaneis serão coordenadores de comissões específicas. O futuro titular da Fazenda, André Clemente, chefiará a área que será nomeado para comandar, além do planejamento. Erika Filippelli coordenará a comissão que trata sobre questões das mulheres. Izídio Santos, a área de Obras e Desenvolvimento Econômico.
Além desses setores, os núcleos temáticos terão grupos dedicados à saúde, educação, transporte, meio ambiente, agricultura, desenvolvimento urbano, trabalho e transporte, entre outros.
Dos integrantes da equipe de transição, 13 devem fazer parte de um quadro remunerado pelo poder público. Eles estarão dentro da estrutura disponibilizada pelo GDF, pois precisam de senhas para ter acesso às contas e informações sigilosas do governo, necessárias para a futura gestão.
Agenda cheia
Depois de participar de reuniões em São Paulo com o futuro governador do estado paulista, João Doria (PSDB), e com o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), Ibaneis Rocha chega a Brasília com encontros marcados.
Às 17h, ele se reúne com presidentes dos três partidos que formaram a primeira chapa para a disputa ao GDF: MDB, PP e Avante. Em seguida, recebe os integrantes de outras legendas, apoiadoras do primeiro e segundo turno.
Às 19h, se encontra com o senador Cristovam Buarque (PPS). Cristovam apresentará a Ibaneis o projeto que chama de Escola Ideal. A proposta é que algumas cidades do DF tenham escolas integrais, com edificações novas e equipamentos modernos. As instituições serviriam de modelo para ampliação posterior do sistema.
Terça-feira de compromissos
A semana segue com agenda cheia. Ibaneis visita o Tribunal de Contas do DF (TCDF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e ainda pretende se encontrar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que virá à capital na terça (6).
O emedebista pedirá a Bolsonaro a indicação de um secretário de Segurança Pública para a capital da República.
Enquanto isso, a equipe de transição de Ibaneis se reúne com Sérgio Sampaio, secretário-chefe da Casa Civil de Rodrigo Rollemberg (PSB), no Palácio do Buriti.