28/01/2017 às 09h28min - Atualizada em 28/01/2017 às 09h28min

Bancos de leite precisam de doações com urgência

Queda no número de doadoras reduziu os estoques das unidades

Assessoria de Comunicação Social

Os estoques dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal estão em níveis de alerta devido à baixa quantidade de doações recebidas neste mês de janeiro. Entre as unidades da rede, o Hospital Regional de Santa Maria é o mais necessitado do alimento, seguido de Ceilândia, Taguatinga e Brazlândia. A rede precisa de doações com urgência e as mães interessadas em ajudar podem obter mais informações pelo telefone 160, opção 4.

 

"Historicamente, no mês de férias, temos baixa nos nossos estoques. Aliado a isso, no ano passado tivemos uma queda na arrecadação, o que não nos permitiu fazer um estoque de crise. Neste momento, estamos fazendo uma sensibilização das mães, uma vez que este alimento é essencial para salvar a vida dos nossos bebês", destacou a coordenadora dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos.

 

Enquanto 2015 registrou a coleta de 16.453 litros, em 2016 foram 15.893, ou seja, 560 litros a menos. O número de doadoras também caiu, ao passar de 5.836 para 5.381. Além disso, foram 9.138 receptores em 2016, enquanto no ano anterior foram 9.593.

 

Ao todo, o Distrito Federal conta com 10 bancos de leite próprios da Secretaria de Saúde, três em hospitais privados e dois da rede SUS Federal. Diariamente, na rede pública, aproximadamente 150 crianças internadas em UTIs Neonatais recebem o leite. Em geral, os recém-nascidos são prematuros e de baixo peso. "Esse é o alimento ideal para a recuperação da saúde dessas crianças", frisou Miriam.

 

Toda mulher que estiver amamentando seu bebê e que decida ser voluntária pode fazer doações aos bancos de leite. De acordo com a coordenadora da rede, 300ml são suficientes para alimentar até 10 bebês em um único dia.

 

Para saber mais sobre esse assunto, acesse o hotsite Amamenta Brasília.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »