31/01/2017 às 19h13min - Atualizada em 31/01/2017 às 19h13min

PUNIÇÃO DISCIPLINAR Mais dez presos vão para o isolamento na Papuda. Entre eles, Pizzolato e Funaro

Eles cumprem punição disciplinar com regime de isolamento porque tiveram acesso a alimentos, produtos e dinheiro além do permitido.

No início da tarde desta terça-feira (31/1), a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe) determinou que outros dez presos do Bloco 5 do Centro de Detenção Provisória da Papuda cumpram punição disciplinar em regime de isolamento preventivo. Os internos estavam estocando alimentos e dinheiro acima do permito nas celas.

 

Por conta da indisciplina, foram colocados de castigo os seguintes detentos: Adriano Luiz Oliveira, que é ex-servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e foi condenado por estupro; o doleiro Lúcio Funaro, em decorrência das investigações da Lava Jato, Henrique Pizzolato, que cumpre pena referente ao escândalo do Mensalão. Além deles, também estão no isolamento Ivon de Moraes, Sílvio Eustáquio, José Marques, Antônio Carlos, Adenir José, Floriano Ribeiro, Casemiro Pereira.


Na última quinta-feira (26), o ex-senador Luiz Estevão foi alvo da mesma punição, por motivo semelhante. A partir de denúncia anônima, a Sesipe coordenou uma operação em que recolheu alimentos e objetos proibidos na cantina e nas celas dos apenados que cumprem regime fechado na Ala B, do Bloco 5 da Papuda.


Durante a inspeção, o coordenador-geral da Sesipe, o delegado Guilherme Henrique Nogueira, relatou ter encontrado na cantina, segundo documento ao qual o Metrópoles teve acesso, fatias de salame e peito de peru. Na cela do ex-senador, teriam sido recolhidos uma cafeteira, 227 cápsulas de café, dois pacotes de macarrão da marca Delverde e um pacote de chocolate Lindt. Além disso, foram apreendidos também quatro pen drives da marca SanDisk.

 

Isolamento
O isolamento dos 11 internos se dá no Pavilhão Disciplinar onde estão também ex-policiais condenados. Nesse regime, o preso perde direito à visita semanal dos familiares e acesso à cantina. O isolamento é feito em celas de duas ou quatro internos. O banho de sol é restrito a uma hora.

 

Servidores exonerados
A partir da ocorrência, a Sesipe instaurou sindicância e pediu a exoneração de toda a direção do CDP da Papuda. Entre os agentes penitenciários que perdem o cargo estão o diretor da unidade, Diogo Ernesto de Jesus; os chefes de pátio Eliezer Gomes de Oliveira e Robson Clésio de Oliveira; e a chefe da assessoria jurídica Kefine Boaventura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »