09/12/2018 às 06h06min - Atualizada em 09/12/2018 às 06h06min

Mulher revela ter sido abusada por João de Deus quando tinha 15 anos

Depoimento se soma ao de outras 12 mulheres que acusam o médium de Abadiânia de assédio sexual BRASIL

METRÓPOLES

Uma mulher contou ter sido abusada por João de Deus durante uma consulta espiritual quando tinha 15 anos. A denúncia feita ao Jornal Nacional surgiu após outras 12 mulheres revelarem, na sexta-feira (7/12), que foram assediadas sexualmente pelo médium no centro mantido por ele em Abadiânia (GO).

De acordo com a vítima, ela costumava frequentar o centro espírita Dom Inácio de Loyola sempre acompanhada com a mãe, porém, em uma de suas idas ao local estava sozinha. Como havia feito com outras mulheres, ela foi levada para uma sala, supostamente usada como um banheiro.
Em determinado momento, João de Deus passou a segurá-la pelo quadril, a colocou de costas e começou a passar o pênis em suas nádegas. Ela disse ter ficado em pânico e começado a chorar, antes de deixar o local.
 

Metrópoles não encontrou o médium em Abadiânia neste sábado (8). Segundo o assessor Francisco Lobo, que acompanha João há quase duas décadas, ele não estaria na cidade pois só atende às segundas, quartas e sextas-feiras.

Ainda de acordo com assessor, João de Deus saiu do município goiano para descansar, “conforme faz praticamente todos os fins de semana”. O destino, no entanto, não foi informado. Lobo preferiu não comentar as denúncias, mas destacou as características que admira no médium.

“Ele tem o lado espiritual completamente desenvolvido, e o humano, cheio de defeitos, como qualquer um de nós. As pessoas não entendem isso. Assim como qualquer famoso, no caso dele, com prestígio internacional, é muito assediado. Prefiro não comentar as denúncias, até porque eu ainda não as conheço”, ressaltou o assessor.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Reprodução/TV Globo

Reprodução/TV Globo

 
Pin this!

Pin this!

Coreógrafa holandesa foi a única que se dispôs a mostrar o rosto

Das 10 mulheres entrevistadas pelo programa da TV Globo, apenas uma se dispôs a mostrar o rosto. A coreógrafa holandesa Zahira Lieneke Mous deu um depoimento estarrecedor. “Ele abriu a calça, colocou a minha mão no pênis dele e começou a movimentar a minha mão. Estava em choque. Enquanto isso, ele continuava falando da minha família e disse que eu deveria sorrir. Depois, ele se limpou, me levou ao escritório, abriu um armário de pedras preciosas e mandou escolher a que eu mais gostasse”, disse.

Dias depois, ela afirma que João de Deus a puxou de novo para o banheiro. “Um padrão parecido, mas ele deu um passo adiante: me penetrou por trás“, disse ao jornalista Pedro Bial. Zahira passou quatro anos negando a si mesma o que tinha acontecido em Abadiânia, até que decidiu contar sua história em uma rede social. “Eu realmente espero poder ajudar outras mulheres a saírem desta sombra. Não precisamos sentir vergonha. Ele precisa ter vergonha”, ressaltou ao apresentador.

Uma outra vítima afirmou: “Ele pegava na minha mão e fazia eu pegar no pênis dele. Ele falava: ‘Você é forte, corajosa. O que está fazendo tem um valor enorme. Põe a mão, isso é uma limpeza”.

A mesma mulher disse que, pouco depois, apesar das recusas, João de Deusfoi mais além e pediu para que ela fizesse sexo oral nele. Outra mulher afirmou que, de repente, sentiu o “membro dele nas nádegas. Comecei a chorar, a ficar desesperada. Só pensava: Como vou sair daqui”.

Alheios ao escândalo, muitos dos frequentadores da Casa Dom Inácio, que estava aberta neste sábado, sequer sabiam das denúncias. “Ainda não me inteirei totalmente sobre o assunto. Reconheço que são acusações muito graves e, por isso, precisam ser muito bem investigadas, para que se conheça a verdade”, disse ao Metrópoles uma francesa, que preferiu não se identificar.

Abadiânia fica a pouco mais de 100km do DF. Tem duas realidades separadas pela BR-060. De um lado, vivem cerca de 17 mil habitantes, que trabalham, estudam e tocam as próprias vidas, muitas vezes, sem nem cruzar a rodovia. Nesta parte, o assunto é conhecido e tratado em rodinhas de conversa, mesmo que discretamente.