Petrobras vende pela metade refinaria que Dilma pagou 1 bi

31/01/2019 07h29 - Atualizado em 31/01/2019 às 07h29

A Refinaria de Pasadena, da Petrobrás, instalada nos Estados Unidos, foi vendida nesta quarta-feira, 30, para a americana Chevron. Logo após a compra, começaram investigações que desembocaram em um dos maiores escândalos já vistos no Brasil.

O negócio agora concretizado envolveu recursos da ordem de 562 milhões de dólares. A compra de Pasadena pela Petrobras aconteceu no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. E custou pouco mais de 1 bilhãos de dólares – cerca de 4 bilhões de reais.

O valor final da operação está sujeito a ajustes de capital de giro até a data de fechamento da transação, segundo informou a Petrobras.

A compra de Pasadena pela Petrobras chamou a atenção da Polícia Federal porque o valor pago inicialmente apenas pela metade do ativo, US$ 360 milhões, foi muito superior aos US$ 42,5 milhões que a belga Astra Oil havia desembolsado pouco antes pela totalidade da mesma unidade.

Depois, quando desejou ter total controle da refinaria, a estatal brasileiro pagou mais cerca de 700 milhões de dólares. Quando foi preso na Operação Lava Jato, Nestor Cerveró, em delação premiada, admitiu desvio de recurso no investimento.


FONTE: Notibras
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »