05/03/2019 às 10h01min - Atualizada em 05/03/2019 às 10h01min

Cidade Baixa registra novo confronto entre frequentadores e Brigada Militar

Assim como na segunda-feira (4), madrugada de terça (5) foi tumultuada no local

ZERO HORA

A madrugada desta terça-feira (5) registrou novo confronto entre frequentadores do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, e a Brigada Militar. Foi a segunda noite seguida de confusão na região.

De acordo com a polícia, por volta das 3h30min, um grupo de pessoas concentrava-se na Rua da República. A tropa de choque do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que já estava no local desde as 16h, agiu para dispersar o aglomerado e houve confronto no trecho entre a Rua Lima e Silva e a Avenida João pessoa.

 

Segundo a BM, alguns frequentadores atiraram pedras e pedaços de pau contra os policiais. O choque reagiu com spray de pimenta, dispersando o grupo.

O professor universitário Moisés de Matos Dias, que mora na Rua da República há 10 anos, afirmou que o cenário era de "guerra" no bairro.

— Eu ouvi as bombas e logo encheu de fumaça por aqui. O pessoal passou e virou lixo. Estava um caos. Não consegui ficar ali por causa do gás. (...) Parecia cena de guerra. O porteiro precisou subir às pressas para o segundo andar por conta das bombas — destacou. 

De acordo com o subcomandante do 9º BPM, major Tales Osório, houve uso moderado da força policial. Ele ressalta que a rua estava repleta de pessoas, o que impedia moradores de entrarem nas residências. Alguns frequentadores, inclusive, urinavam nos portões dos prédios. 

— Conversamos antes, mas alguns não atenderam à solicitação e lançaram pedras, garrafas e pedaços de paus no efetivo. Usamos pouco material (referindo-se ao spray de gás), tanto que ninguém se machucou. Foi um total desrespeito ao sossego público — afirmou.

Tiago Boff / Agencia RBS

Tiago Boff / Agencia RBS

Carro teve os vidros quebrados durante o confronto

Por volta das 3h50min, a situação já estava normalizada. A Rua da República, contudo, amanheceu repleta de lixo, com sacos plásticos, copos e garrafas espalhados pelo chão. Até um saco de carvão foi deixado no meio da rua.

Um contêiner foi vandalizado, e os motoristas precisavam desviar pela lateral. Um caminhão guincho desvirou o recipiente às 6h30min.

Quase na esquina com a Avenida João Pessoa, um Palio estacionado teve os vidros quebrados durante o confronto da madrugada.

— Olha o carro do morador (…) Quebraram todo. Se a pedra pega em mim, me mata — contou Luis Fernando dos Santos, 53 anos, porteiro de um prédio nas proximidades.

A madrugada desta terça-feira contou com reforço no policiamento da Cidade Baixa. A BM realizou operação especial para acompanhar a movimentação no local após o confronto ocorrido na madrugada de domingo para segunda-feira.

Anselmo Cunha / Especial

Anselmo Cunha / Especial

Policiais no bairro durante a madrugada

Confusão na madrugada anterior

Na madrugada da segunda, um grupo que participava de uma festa iniciada na noite de domingo (3) foi dispersado pela Brigada Militar na Rua da República. Segundo moradores, os frequentadores estariam causando distúrbios na região. 

Conforme a BM, parte do público jogou pedras na guarnição na primeira tentativa de dispersão, quando policiais foram ao local para negociar a saída das pessoas da rua. Como não houve êxito, foi solicitado reforço do Batalhão de Choque, que chegou a usar uma bomba de efeito moral. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »