19/03/2019 às 14h42min - Atualizada em 19/03/2019 às 14h42min

Brasília terá Rota do Artesanato

No Dia do Artesão, Secretaria de Turismo anuncia iniciativa para impulsionar esse mercado

Asscom Sectur

 

 

Por ano, no Brasil, o artesanato movimenta R$ 50 milhões. Em Brasília, cerca de 10 mil artesãos atuam na cidade e produzem produtos elaborados com diversas técnicas e materiais. Para comemorar o Dia do Artesão, impulsionar e divulgar o trabalho desses artistas brasilienses, a Secretaria de Turismo (Setur – DF) planeja entregar em breve uma rota turística que contemple esse público: A Rota do Artesanato. O anúncio foi feito pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, durante evento que homenageou os artesãos e que contou também com a presença do vice-governador, Paco Britto.

 

De acordo com Vanessa Mendonça, o momento atual é propício para a criação dessa Rota do Artesanato. “Fechamos um acordo de stopover com a TAP para que turistas europeus possam ficar até cinco dias em Brasília sem aumento da passagem. Vamos fazer uma rota especial para esse público para que eles possam conhecer o lindo trabalho dos artesãos da nossa capital. O artesanato será mais uma ferramenta de atração dos turistas”, afirmou a secretária de Turismo.

 

Vanessa Mendonça explica que além da criação da Rota do Artesanato, os centros de Atendimento ao Turista (CAT) também servirão de ponto de comercialização dos produtos feitos pelos artistas de Brasília. “Vamos abrir CATs no Aeroporto e na Rodoviária Interestadual. Estamos reformando os da Asa Sul, da Asa Norte e o da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Serão no mínimo mais cinco espaços para que os produtores dos artesãos da cidade possam ser comercializados”, destacou a secretária.

 

O artesão João Gomes da Silva, conhecido como Juão da Fibra, diz que turismo e artesanato são duas temáticas que têm tudo a ver entre si e que iniciativas como essa da Secretaria de Turismo irá auxiliar na venda de produtos dos artesãos de Brasília. “Pessoas de fora querem levar para casa alguma coisa da cidade. Um trabalho que represente a região que visitou. Quando o artesanato está no lugar correto há uma melhor comercialização”, afirmou o artesão.

 

Dia do Artesão – O Dia do Artesão foi instituído pela ONU, e é comemorado todo dia 19 de março.  Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, a data escolhida é o mesmo dia que comemora-se o dia de São José, pai de Jesus Cristo, marceneiro e considerado o padroeiro da profissão.

 

Durante toda essa terça-feira (19), na Torre de TV, o Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Turismo promovem, em parceria com as secretarias da Mulher e do Trabalho, um dia de festa com palestras, cultura e lazer.  Estiveram presentes no local o vice-governador do DF, Paco Britto, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e a secretária da Mulher, Ericka Filippelli e de Tadeu Filippelli.

 

O dia começou com um café da manhã oferecido para os artesãos, apresentações culturais, palestras educativas sobre empreendedorismo e capacitação, orientações jurídicas e sociais, e também, atendimentos de beleza e de saúde, como aferição de pressão e glicemia. Também foi realizada uma homenagem aos mestres artesãos.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »