24/05/2019 às 05h58min - Atualizada em 24/05/2019 às 05h58min

CEB define nesta sexta-feira data de assembleia sobre privatização

Conselho de Administração da estatal brasiliense também decidirá quais serão alternativas para os acionistas votarem na futura reunião

O Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília (CEB) definirá nesta sexta-feira (24/05/2019) a data da assembleia extraordinária de acionistas que irá decidir o futuro da estatal. A empresa pública enfrenta graves problemas financeiros, por isso o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), busca uma novo modelo de gestão, como a privatização da CEB Distribuição.

Na manhã desta quinta (23/05/2019), a companhia enviou um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), tornando pública a situação. Segundo o documento, há propostas para redução das dívidas da empresa, bem como para diminuição de gastos e aumento de receitas.

“Incluindo o desenvolvimento de estudos para a hipótese de transferência do controle acionário da CEB Distribuição S.A. para acionista estratégico que faça os investimentos necessários e mantenha os indicadores regulatórios preconizados pela Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] e preserve os empregos da companhia”, afirmou o comunicado.
 

Neste contexto, o diretor-presidente da CEB, Edson Garcia (foto em destaque), e a direção da CEB Distribuição S.A. confirmaram a necessidade de convocação de uma assembleia de acionistas para bater o martelo sobre o futuro da empresa. Por isso, além de estabelecer a data da reunião, nesta sexta-feira, o Conselho de Administração da CEB Holding definirá quais serão as alternativas para votação.

De acordo com Ibaneis, a recuperação da saúde financeira é necessária para manter os empregos da estatal e a concessão dos serviços junto à Agência Nacional de Energia Elétrica. Além da CEB, o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda privatizar ou conceder a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »