29/06/2019 às 06h28min - Atualizada em 29/06/2019 às 06h28min

PM que matou jovem em boate será indiciado por homicídio qualificado

Segundo a delegada-chefe da 6ª DP, Jane Klébia, Carlos Eduardo Lopes Vidal também responderá por omissão de socorro e falsa declaração

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) decidiu indiciar o segundo-sargentodo 20° Batalhão da Polícia Militar (PMDF) Carlos Eduardo Lopes Vidal por homicídio qualificado, omissão de socorro e falsa declaração. Ele é acusado de assassinar, na madrugada desta sexta-feira (28/06/2019), o jovem Ithallo Matias Gomes (foto em destaque), 20 anos, dentro de uma casa noturna no Itapoã.

Antes mesmo de ouvir o militar pela segunda vez, a delegada-chefe da 6ª DP (Paranoá), Jane Klébia, concluiu que o militar mentiu no primeiro depoimento. “Foi uma farsa. Ele já teve a oportunidade de contar a história, e outras testemunhas disseram que a versão dele não faz sentido”, afirmou ao Metrópoles. A policial pretende concluir o inquérito no início da próxima semana.

Jane Klébia não descarta pedir a prisão preventiva de Carlos Eduardo logo após o indiciamento. “Vai ser analisada, e é provável que seja pedida”, afirmou. Segundo ela, a versão inicial apresentada pelo militar, de que a vítima teria tentado roubar sua arma, não procede e diverge dos demais depoimentos prestados na unidade policial. “O rapaz morreu de graça, por que o acusado tinha a intenção de acertar outra pessoa”, disse a delegada-chefe.
 

Os investigadores ouviram mais de oito pessoas, entre elas estão os envolvidos na briga, seguranças da casa noturna e o proprietário do estabelecimento. A história contada pelo segundo-sargento foi desmentida logo pela primeira testemunha, que seria amante de Carlos Eduardo. Aos policiais, a mulher explicou que se relaciona de maneira extraconjugal com o militar há pelo menos três meses. Ela teria dito que sabia que o PM é casado e tem filhos.

Segundo a delegada, a testemunha contou que chegou ao local do crime antes do suspeito, na companhia de outros quatro conhecidos. Momentos mais tarde, Carlos Eduardo surgiu acompanhado de dois amigos, um deles agente penitenciário. Quando notou a presença da mulher na boate, o policial teria se aproximado, a abraçado e começado a beijá-la.

Desavisados sobre o relacionamento da mulher com Carlos Eduardo, os amigos da moça teriam acreditado que ele a estava assediando e partiram para cima do PM, dando início a uma confusão generalizada.
 

Carlos teria sido agredido com um soco no rosto por um dos conhecidos da amante, que precisou ser imobilizado pelo agente penitenciário amigo do segundo-sargento. Nesse momento, após a agressão, o policial teria, então, sacado a arma e disparado. O tiro, no entanto, atingiu Ithallo que, segundo a delegada-chefe da 6ª DP, “nada tinha a ver com a briga”.

A família de Ithallo Matias Gomes (foto em destaque), 20 anos, acredita que o rapaz morreu porque estava no lugar errado, na hora errada. O rapaz foi assassinado em uma boate no Itapoã, na madrugada de sexta-feira, após uma briga generalizada envolvendo o segundo-sargento da PMDF Carlos Eduardo Lopes Vidal. O militar alega que reagiu a um roubo, mas conhecidos da vítima não acreditam nessa versão.

Após ser atingido por um tiro, Ithallo foi levado ao Hospital Regional do Paranoá, mas não resistiu ao ferimento. “Quando cheguei à unidade de saúde, os funcionários disseram que o policial havia se envolvido em uma confusão com outra pessoa. Nós não sabemos ao certo. Ele então teria recebido um murro de outro rapaz e o óculos dele caiu. Nesse momento, o PM sacou a arma para atirar no agressor e o tiro acertou no Ithallo”, acredita o cabeleireiro Pedro Henrique Barbosa Valente, 23, primo da vítima.
 

Desespero

O rapaz assassinado era natural de Poranga, no Ceará. No DF, trabalhava como mecânico e pintor. Ele não tinha passagem pela polícia. “A arte dele era de dar orgulho. Era muito feliz com o que fazia”, contou Pedro. Nesta manhã, quando a mãe da vítima soube da morte do filho, ela entrou em desespero.

“Ele morou quatro meses na minha casa no início, e sempre o incentivamos a correr atrás de emprego. Ele era um menino excepcional. Batalhador e querido por todos. Também não era de procurar confusão. Ainda é difícil acreditar no que aconteceu”, ressaltou o primo. Pedro disse que estava em casa quando um amigo em comum bateu na porta e comunicou o que havia ocorrido. Prontamente, a família se dirigiu ao hospital.

“Estamos tentando levar o corpo para o Ceará e não temos condições. Está muito difícil”, desabafou o primo de Ithallo. A namorada da vítima, que preferiu não se identificar, comentou que os dois estavam juntos há menos de um mês, mas já faziam planos para o futuro. “Ele era um jovem de valores e sonhos. Desde que começamos a namorar, dizia que iríamos crescer juntos e também pediu para eu tirá-lo da vida de farra. Hoje (sexta), iríamos ao Detran (Departamento de Trânsito) para ele tirar Carteira de Motorista e também faríamos um lanche para ele conhecer meus pais. Eu nem acreditei quando acordei com essa notícia. Estou muito abalada”, relatou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »