MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Mudança faz parte de novo sistema viário que transformará a T-55 em via de sentido único. Motoristas são orientados sobre as restrições
Ação educativa apresenta nova regra na T-55 sobre proibição de estacionamento (Foto: Divulgação/SET)
Motoristas que circulam pela Avenida T-55 e T-10, no Setor Bueno, em Goiânia, precisam ficar atentos às mudanças que já começaram a ser implantadas na região. A prefeitura divulgou um mapa com os trechos onde o estacionamento está proibido ao longo da via e iniciou uma ação educativa para orientar os condutores. As restrições fazem parte das obras de implantação do sistema binário entre as avenidas T-55 e T-10, projeto que promete reorganizar o trânsito em uma das áreas mais movimentadas da capital.
Durante cerca de 15 dias, agentes da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) vão estar diariamente na avenida distribuindo material informativo e alertando os motoristas sobre os novos locais onde não será mais permitido estacionar.
A mudança é considerada essencial para a implantação do novo modelo de circulação. Quando o projeto estiver concluído, a T-55 passará a operar em sentido único. A via, que liga a Avenida T-3 à Avenida 85, vai passar a ter fluxo apenas no sentido decedente.
Mudanças no sentido das avenidas
Segundo a prefeitura, a avenida recebe cerca de 15 mil veículos por dia. Pelo novo desenho viário, a T-55 terá quatro faixas de circulação entre a Avenida 85 e a Avenida Mutirão. A partir desse trecho, segue com três faixas até a Avenida T-3. Já a Avenida T-10, que atualmente possui tráfego em dois sentidos, passa a operar apenas no sentido contrário, funcionando como corredor de subida.
De acordo com a prefeitura, a retirada das vagas de estacionamento em determinados trechos da T-55 é necessária para garantir espaço suficiente para a nova configuração viária e evitar pontos de retenção que prejudicam o fluxo de veículos.
Mesmo com a instalação da sinalização vertical indicando a proibição, muitos motoristas ainda estacionam ao longo da avenida. Por isso, agentes de trânsito estão percorrendo a região para orientar os condutores e reforçar as novas regras.
“Estamos deixando panfletos educativos para mostrar aos motoristas que eles estacionaram em locais onde já existe sinalização proibindo o estacionamento. A colaboração da população é fundamental para o trânsito que todos querem”, afirmou o gerente de Educação para o Trânsito da SET, Jairo Souza Santos,
Além da orientação, a prefeitura alerta que os motoristas precisarão se adaptar a uma nova realidade na região. Em muitos casos, será necessário utilizar estacionamentos privados ou procurar vagas em ruas próximas e seguir o restante do percurso a pé.
Obras na T-55
As obras seguem em andamento. O recapeamento da T-55 já foi concluído e as equipes trabalham agora na reorganização dos bolsões de estacionamento, adequações geométricas da via e implantação da sinalização definitiva. Também está prevista a sincronização dos semáforos da T-55 com o corredor formado pela Avenida Jamel Cecílio e Avenida 136.
A prefeitura informa que o novo sistema viário só começará a funcionar oficialmente após a conclusão de todas as etapas da obra.








