Segunda-feira, 13/07/26

PCDF investiga morte de gestante após denúncia de negligência em hospital de Samambaia 

PCDF investiga morte de gestante após denúncia de negligência em hospital de Samambaia 
PCDF investiga morte de gestante após denúncia de negligência em – Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga a morte de uma gestante de 36 anos durante o parto em um hospital público. O caso ocorreu na manhã da última sexta-feira (10/7), durante internação no Hospital Regional de Samambaia (HRSAM). Familiares da vítima relataram negligência médica.

A gestante, identificada como Maria Graciane Andrade Alves, deu entrada no hospital um dia antes, na quinta-feira, após completar 41 semanas de gestação. De acordo com a família, a equipe médica foi informada pela paciente que não tinha condições de passar pelo parto normal, mas a tentativa do procedimento foi mantida por horas. A cirurgia cesárea só foi realizada após o bebê apresentar sinais de sofrimento fetal.

A mulher teve uma hemorragia grave e teve que passar por uma cirurgia de retirada do útero. Durante o procedimento, ela sofreu paradas cardiorrespiratórias, morrendo horas depois, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O bebê sobreviveu, mas está internado em estado grave na UTI neonatal. 

À polícia, os familiares relataram suspeita de falha no atendimento médico e solicitaram a apuração da real causa da morte. Segundo a PCDF, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para realização de exame pericial, que deverá esclarecer as circunstâncias da morte.

A corporação informou que, até o momento, não há conclusão sobre a causa da morte, e que eventual responsabilidade médica, caso seja constatada negligência, só poderá ser apurada após a perícia e a investigação.

O caso foi registrado na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia) e será encaminhado à Delegacia Especializada competente para apuração. O Hospital Regional de Samambaia foi comunicado do registro da ocorrência.

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal informa que o caso continua em apuração. Caso sejam constatadas falhas na assistência ou qualquer indício de negligência, todas as medidas administrativas e disciplinares cabíveis serão adotadas, com a devida responsabilização dos envolvidos.

Histórico de denúncias 

Não é a primeira vez que o Hospital de Samambaia registra casos parecidos. Nos últimos quatro anos, ao menos quatro famílias denunciaram negligência médica em atendimentos à gestantes e bebês. Em 2024, um bebê morreu após a mãe aguardar um atendimento e ficar 30 horas em trabalho de parto. No mesmo ano, uma gestante de 30 anos morreu após procurar atendimento médico em diferentes hospitais do DF, incluindo o de Samambaia.

Em 2023, uma mulher de 19 anos perdeu o bebê e teve que aguardar quatro dias internada, com o filho morto na barriga, até conseguir realizar um procedimento para induzir o parto. No ano anterior, uma gestante de 37 anos e sua filha morreram durante o parto no hospital. De acordo com relatos de pacientes no local, a mulher chegou a vomitar e urinar sangue na unidade.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *