Sábado, 13/06/26

Petróleo cai diante de otimismo sobre paz entre Irã e EUA

Petróleo tem alta ante interrupção da produção no Cazaquistão
Petróleo tem alta ante interrupção da produção no Cazaquistão – Reprodução

Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta sexta-feira (12), pressionados pelo otimismo de que Washington e Teerã ponham fim à guerra no Oriente Médio.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em agosto caiu 3,38%, para 87,33 dólares. Seu equivalente americano, o West Texas Intermediate para entrega em julho, baixou 3,23%, para 84,88 dólares.

Essa via marítima estratégica, pela qual antes do conflito no Oriente Médio transitava um quinto do petróleo mundial, está praticamente bloqueada pelo Irã desde o fim de fevereiro.

Os mercados se acalmaram após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre um “acordo muito bom” com o Irã.

“O memorando de entendimento de Islamabad [capital do Paquistão, mediadora nas negociações] nunca esteve tão perto”, escreveu por sua vez no X o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *