O segundo turno das eleições de 2026 terminou com menos ocorrências registradas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), apesar do aumento nos acionamentos pelo telefone 190. De acordo com a corporação, a votação ocorreu sem grandes incidentes até as 17h de domingo (25/10), horário inicialmente estabelecido para o fechamento das seções eleitorais. Ao longo do dia, foram registrados dois termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) relacionados a suspeitas de propaganda eleitoral irregular.
Um dos casos aconteceu na Escola Classe 22, no Setor Central do Gama, onde uma mesária foi acusada de fazer boca de urna. Ela foi encaminhada ao Fórum de Santa Maria para assinar um TCO. A segunda ocorrência foi registrada no Riacho Fundo I, após policiais identificarem um carro de som que reproduzia propaganda eleitoral em volume audível nas proximidades de um local de votação. O responsável pelo equipamento foi levado ao Fórum de Samambaia, onde também assinou um termo circunstanciado.
A PMDF ainda relatou conflitos envolvendo eleitores que chegaram a escolas depois das 17h, após a divulgação de uma decisão judicial que prorrogava a votação até as 19h. Uma determinação posterior estabeleceu que a extensão do horário valeria apenas para locais que ainda estivessem abertos, mas a maioria das seções do DF já havia encerrado os trabalhos. Em um dos episódios, uma discussão após a informação de que não seria mais possível votar terminou com duas ocorrências por desacato e a condução de uma mulher e de outro envolvido às autoridades.
Para o período posterior à apuração, a corporação mobilizou cerca de 1,1 mil policiais militares para reforçar a segurança na Esplanada dos Ministérios. O efetivo inclui equipes do Bope, do Batalhão de Policiamento com Cães, da Cavalaria, da Rotam e do Batalhão de Choque. Segundo a PMDF, o esquema foi planejado para prevenir possíveis conflitos durante comemorações ou manifestações de insatisfação com o resultado eleitoral. A passagem do Buraco do Tatu, que conecta trechos do Eixo Monumental, permanecia fechada, e a corporação informou que manteria as equipes preparadas para garantir a segurança durante um ato previsto na região.





