Domingo, 14/06/26

Programa do GDF entregou mais de 8,5 mil cadeiras de rodas

Programa do GDF entregou mais de 8,5 mil cadeiras de rodas
Programa do GDF entregou mais de 8,5 mil cadeiras de – Reprodução

A possibilidade de se locomover com mais independência tem transformado a rotina de milhares de moradores do Distrito Federal. Por meio do Programa de Órtese e Prótese da Secretaria de Saúde (SES-DF), pessoas com deficiência e pacientes com mobilidade reduzida temporária ou permanente podem solicitar gratuitamente cadeiras de rodas e outros equipamentos de assistência pela rede pública.

Com investimento anual de R$ 8,75 milhões na aquisição de cadeiras de rodas, o programa já entregou cerca de 8,5 mil unidades entre 2023 e maio de 2026. Somente neste ano, até 27 de maio, 2.316 cadeiras foram disponibilizadas à população. No período entre 2023 e 2025, outras 6.226 unidades haviam sido entregues.

Segundo a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-DF, Camila Medeiros, os equipamentos garantem mais autonomia e inclusão aos usuários. “O uso de uma cadeira de rodas, de um andador ou de uma muleta permite que a pessoa esteja nos ambientes que tem direito de frequentar, acesse aquilo que precisa e tenha mais dignidade, inclusão e autonomia”, afirma.

Usuário do programa desde 2003, o aposentado Manoel Marçones Feitosa, de 53 anos, recebeu uma cadeira de rodas após sofrer uma lesão medular na região T10. Atualmente, ele participa de um curso de montagem e manutenção de cadeiras de rodas em Ceilândia e destaca a importância do serviço para pessoas com deficiência física.

“Para as pessoas com deficiência, a cadeira de rodas passa a ser uma extensão do corpo. O trabalho realizado pela Secretaria garante cidadania e o direito de ir e vir. Uma boa cadeira de rodas pode custar em torno de R$ 2 mil, e a maioria das pessoas não teria condições de comprar ou fazer a manutenção”, relata.

Além das cadeiras de rodas, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece órteses, palmilhas, coletes, próteses de membros superiores e inferiores, próteses mamárias, bengalas, andadores e muletas, conforme avaliação clínica. Entre os itens mais procurados estão cadeiras de rodas, cadeiras de banho, calçados especiais e palmilhas.

O acesso ao benefício ocorre por meio da rede pública de saúde. Para solicitar uma cadeira de rodas, o paciente deve apresentar pedido médico, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Após avaliação especializada, o usuário é incluído na fila para recebimento do equipamento.

O programa também incentiva a devolução de cadeiras que não são mais utilizadas. Os equipamentos devolvidos passam por manutenção ou têm peças reaproveitadas na produção de novos dispositivos, contribuindo para ampliar o atendimento e reduzir desperdícios.

*Com informações da Agência Brasília

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *