Diante do atual cenário, a Austrália deseja que as grandes empresas de tecnologia compensem os meios de comunicação locais por compartilharem artigos que geram visitas às suas plataformas.
Albanese indicou que Meta, Google e TikTok poderão assinar acordos de conteúdo com os veículos locais, mas, caso se recusem, deverão pagar uma tarifa de 2,25% de sua receita na Austrália.
“As grandes plataformas digitais não poderão fugir de suas obrigações sob o código de negociação com os meios de comunicação”, declarou Albanese.
“Neste momento, as três organizações são Meta, Google e TikTok”, acrescentou.
Os projetos de lei foram elaborados para impedir que as gigantes de tecnologia simplesmente removam as notícias de suas plataformas, algo que Meta e Google já fizeram em outros países.
Os defensores das leis destacam que as plataformas de redes sociais atraem usuários com notícias e cobram por publicidade online que, de outra forma, seria paga aos veículos de comunicação.








