Quarta-feira, 28/10/26

Putin conversa com líderes europeus no início de trégua humanitária local na Ucrânia

Putin conversa com líderes europeus no início de trégua humanitária local na Ucrânia
Putin conversa com líderes europeus no início de trégua humanitária – Reprodução

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou nesta terça-feira (27) com líderes europeus pela primeira vez em um ano, coincidindo com o início de um cessar-fogo humanitário em uma cidade ucraniana ocupada por Moscou.

A trégua, anunciada pela primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, parecia estar sendo respeitada na manhã desta terça-feira nos arredores de Oleshky, cidade do sul da Ucrânia que enfrenta escassez de suprimentos.

A iniciativa ocorre em meio a uma aproximação entre Donald Trump e a Rússia, marcada principalmente por um acordo para fornecer diesel russo aos Estados Unidos, apesar das sanções, o que provocou críticas de Kiev e de seus aliados europeus.

Nesse contexto, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, e o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, tiveram nesta terça-feira uma rara conversa com Vladimir Putin sobre a guerra na Ucrânia, informou Helsinque.

“Para pôr fim à guerra, são necessárias conversas diretas”, declarou Stubb, que classificou a conversa como “substancial”.

Os líderes nórdicos afirmaram que falaram em nome próprio e da Europa, o que foi criticado pela primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, que lamentou que tenham agido “por conta própria”.

– Continuidade do ‘contato direto’ –

Durante a conversa, Putin criticou duramente os países da União Europeia e da Otan, afirmando que sua “política de confronto” estava prolongando as “hostilidades” na guerra na Ucrânia, segundo um comunicado do Kremlin.

O líder russo também ressaltou que uma “paz justa e duradoura” só seria possível se os interesses de Moscou fossem levados “plenamente” em consideração. A Rússia exige principalmente a retirada das tropas ucranianas da região oriental de Donetsk, que reivindica como sua.

Segundo o Kremlin, os três líderes concordaram em manter o “contato direto por telefone”.

Após conversar com o presidente russo, os dirigentes nórdicos, que estão entre os principais apoiadores da Ucrânia diante da invasão russa iniciada em 2022, telefonaram para o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, informou Kiev.

Zelensky afirmou que seus aliados instaram Putin a adotar “medidas de desescalada” para pôr fim aos bombardeios russos contra a infraestrutura ucraniana.

Em Kiev, onde o alerta é praticamente permanente, os ataques russos da noite de segunda-feira (26) mataram uma pessoa e danificaram instalações médicas, um prédio universitário e residências estudantis, segundo as autoridades locais.

A Ponte Sul, importante infraestrutura da capital que liga as duas margens do rio Dnieper, também foi danificada.

Na Rússia, duas pessoas morreram devido à “queda de artefatos explosivos” em Briansk, no oeste do país, informou o governador regional.

E na região de Lugansk, ocupada pela Rússia, quatro pessoas morreram em ataques ucranianos, indicou Leonid Pasechnik, o governador nomeado ali pelo governo russo.

– Trégua localizada –

Ucrânia e Rússia confirmaram na manhã desta terça-feira que a trégua em Oleshky estava sendo respeitada desde as 22h de segunda-feira, no horário de Brasília (1h GMT de terça-feira). A cidade fica sob controle russo na região de Kherson, no sul da Ucrânia, onde os moradores estão há várias semanas sem alimentos e medicamentos suficientes.

Vladimir Saldo, um funcionário instalado por Moscou na região de Kherson, declarou à mídia russa que as pessoas que quisessem evacuar poderiam dirigir-se à Crimeia, ocupada pela Rússia, ou a Rostov, no sudoeste da Rússia, mas que teriam de esperar até que a estrada, fortemente minada, fosse liberada.

No Telegram, o parlamentar ucraniano Davyd Arakhamia informou que o cessar-fogo, excepcional por seu caráter incomum, estava previsto para durar até 1º de novembro, às 17h59, no horário de Brasília (20h59 GMT).

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta terça-feira que “até o momento, não foi registrada nenhuma violação” da trégua.

Pavlo Drohal, porta-voz da infantaria naval ucraniana mobilizada na região, afirmou o mesmo.

A operação ocorre em um contexto de aproximação entre Trump e a Rússia, que chegaram a um acordo para o envio de diesel russo aos Estados Unidos.

Três petroleiros russos estão atualmente a caminho dos Estados Unidos para entregar o combustível, e um quarto deve partir na quarta-feira, informou nesta terça-feira o vice-ministro da Energia, Alexander Novak.

Na segunda-feira, o Kremlin se declarou disposto a aceitar outras tréguas humanitárias desse tipo, ressaltando que as negociações previstas para novembro entre Moscou, Kiev e Washington não implicam uma redução das operações militares.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress