Quarta-feira, 15/04/26

Senado aprova indicação de Luiz Cesar Gasser para embaixada na Polônia

Senado aprova indicação de Luiz Cesar Gasser para embaixada na Polônia
Senado aprova indicação de Luiz Cesar Gasser para embaixada na – Reprodução

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (15) a indicação de Luiz Cesar Gasser para chefiar a Embaixada do Brasil na Polônia. A votação resultou em 39 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, e a decisão será comunicada à Presidência da República.

A indicação, identificada como MSF 65/2025, foi relatada pelo senador Sergio Moro (União-PR), que destacou a forte presença de imigrantes poloneses na região Sul do Brasil e os históricos laços de amizade entre os dois países.

Gasser foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores (CRE) em outubro de 2025, ocasião em que defendeu a ampliação do intercâmbio comercial bilateral com a Polônia.

Ao longo de sua carreira, o diplomata atuou em diversos postos no exterior, incluindo as embaixadas em Pequim, Assunção, Bruxelas, Dublin e Roma. Ele também foi ministro-conselheiro nas embaixadas do Brasil em Londres e Buenos Aires, e cônsul-geral em Mendoza, na Argentina. Mais recentemente, serviu como embaixador na Namíbia entre 2018 e 2021, e desde 2022 exerce a função de cônsul-geral do Brasil em Roma.

A Polônia, maior país da Europa centro-oriental, é membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Com 37,5 milhões de habitantes e um PIB nominal de US$ 810 bilhões, figura como a sexta maior economia do bloco europeu. O país representa o principal parceiro comercial do Brasil na Europa Central e Oriental, com volume de trocas de US$ 2,4 bilhões em 2024. Os principais produtos exportados pelo Brasil incluem farelo de soja, minérios e café, enquanto o Brasil importa medicamentos, autopeças e máquinas da Polônia.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *