Quinta-feira, 02/07/26

Sesi completa 80 anos com rede de 468 escolas no país

Sesi completa 80 anos com rede de 468 escolas no país
Sesi completa 80 anos com rede de 468 escolas no – Reprodução

O Sesi (Serviço Social da Indústria) completa 80 anos nesta terça-feira (1º), com uma rede escolar formada por 468 unidades em 377 cidades do país. Desse total, 396 são de ensino regular, 71 são voltadas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), gratuita, e uma é de ensino superior.

Nas escolas da instituição, foram registradas mais de 390 mil matrículas na educação básica no ano passado. Os dados incluem 9 mil alunos da educação infantil, 166 mil do ensino fundamental, 85,2 mil do ensino médio e 128,9 mil da EJA.

A trajetória do Sesi é marcada, segundo a instituição, pela ampliação do acesso à educação e por histórias de transformação pessoal, como a da ex-aluna Ana Carolina Gino, que estudou em Taguatinga (DF) e hoje trabalha como coordenadora de suporte a sistemas em uma fintech do setor de energia solar. Ela relatou à Agência Brasil que a vivência na escola do Sesi teve impacto direto em sua formação e na escolha pela área de tecnologia.

Em sua história, o Sesi destaca que nasceu em 1946, em um contexto de industrialização e urbanização do país, com a proposta de contribuir para a melhoria das condições de vida do trabalhador da indústria. O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, afirmou que a instituição sempre priorizou o atendimento ao filho do trabalhador da indústria, com gratuidades e descontos de mensalidade.

Na área da saúde, o Sesi informa manter mais de 500 unidades próprias em todo o país. Em 2025, segundo a instituição, 76,2 mil empresas foram atendidas com serviços de saúde, beneficiando diretamente 4,4 milhões de pessoas, e mais de 881 mil vacinas foram aplicadas em trabalhadores da indústria e dependentes. A entidade também afirma ter hoje 222 centros voltados à segurança laboral.

Para marcar os 80 anos, o Sesi Lab, em Brasília, abre no próximo sábado (4) uma exposição com mais de 400 imagens e materiais sobre a história da instituição. A mostra inclui a Carta da Paz Social, documento fundador do Sesi. No mesmo dia, às 18h, haverá show gratuito de Zeca Baleiro.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *