Quinta-feira, 16/07/26

Startup de IA Thinking Machines lança modelo de IA aberto

Startup de IA Thinking Machines lança modelo de IA aberto
Startup de IA Thinking Machines lança modelo de IA aberto – Reprodução

Trata-se do primeiro modelo de uso geral lançado pela Thinking ‌Machines, uma startup sediada em São ‌Francisco ​fundada no ano passado por Mira Murati, ex-diretora de tecnologia da OpenAI.

A Thinking Machines lançou seu primeiro produto, chamado Tinker, ‌que ajuda a personalizar modelos de IA, em outubro passado. O Inkling está disponível no Tinker e em outras plataformas para desenvolvedores, informou a empresa.

O modelo possui 975 bilhões de parâmetros — variáveis que determinam como um sistema de IA processa informações —, o que o torna um dos maiores modelos desse tipo.

O ecossistema ‌de código aberto no Ocidente fica atrás de seu equivalente na China, especialmente após o vazio deixado pela ​Meta, que mudou de rumo para uma abordagem proprietária após o lançamento decepcionante do ‌modelo aberto Llama 4 no ano passado.

As empresas, por sua vez, passaram a adotar em massa os modelos chineses ‌como principais alternativas aos caros ‌modelos de código fechado. O fundo de hedge Bridgewater Associates utilizou o Tinker ⁠para construir uma versão personalizada do Qwen, um modelo desenvolvido pela chinesa Alibaba, que, segundo a empresa, superou os principais modelos proprietários a custos mais baixos.

A Thinking Machines publicou uma série ​de testes comparativos ​que avaliaram as capacidades do Inkling em relação a modelos fechados da Anthropic, do Google e da OpenAI, bem como às principais ofertas de código aberto, a maioria delas proveniente de laboratórios chineses.


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *