Faltando 500 dias para o início da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, a entidade máxima do futebol divulgou, nesta segunda-feira (9), as ilustrações inspiradas nas cidades-sede do torneio. A arte que representa Brasília foi criada pela artista visual e muralista Izzy Credo, natural de Trindade (GO), e traduz a capital federal como um espaço de movimento, projeção e futuros possíveis.
Izzy Credo buscou referências na cultura popular do Cerrado, no protagonismo negro e na relação entre o sagrado e o profano para construir a narrativa visual. “Brasília me traz um imaginário de lugar de futuros possíveis. A arquitetura dialoga muito com essa ideia de movimento, de expectativa, de projeção. Essas são ideias que, quando a gente pensa em futebol, invariavelmente também vêm à cabeça”, explica a artista.
A ilustração apresenta cores vibrantes e formas orgânicas, com a torcida integrada à paisagem e à narrativa do futebol brasileiro. “Quando penso nessa mistura de Cerrado, futebol e torcida, vejo a torcida como um objeto no cenário, que não só compõe o ambiente, mas faz parte da história. Torcer no Brasil é diferenciado não só pela energia e pelo calor, mas também pela estética”, completa Izzy.
O processo criativo foi influenciado por memórias afetivas e coletivas ligadas ao futebol. “Pensar em Copa e em futebol no Brasil é pensar em cultura e em experiência coletiva. Durante o processo, me vi voltando à infância, às brincadeiras na rua, às calçadas pintadas de verde e amarelo. Espero que essa nostalgia chegue às pessoas, porque esse sentimento não é individual, ele é coletivo”, afirma a artista.
O torneio será disputado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, em oito cidades brasileiras: Brasília, Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Em Brasília, as partidas ocorrerão no Estádio Nacional Mané Garrincha, que já sediou grandes eventos esportivos e culturais.
A expectativa é que a Copa consolide o Brasil como referência global na realização de grandes eventos esportivos e na valorização do futebol feminino. O Distrito Federal tem se consolidado como polo estratégico para eventos esportivos, graças a investimentos em atletas profissionais e infraestrutura.
Para organizar o torneio, foi criado o Comitê Intersetorial de Coordenação da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, sob coordenação da Casa Civil e com participação de 12 secretarias, incluindo Esporte e Lazer, Economia, Governo, Comunicação, Segurança Pública, Transporte e Mobilidade, Justiça e Cidadania, Turismo, Mulher e Cultura e Economia Criativa.








