Sexta-feira, 29/05/26

Autoridades militares de Israel e Líbano se reúnem em Washington

Autoridades militares de Israel e Líbano se reúnem em Washington
Autoridades militares de Israel e Líbano se reúnem em Washington – Reprodução

As autoridades militares libanesas e israelenses se reúnem, nesta sexta-feira (29), em Washington pela primeira vez, em um encontro onde Beirute exigirá principalmente que Israel cesse os bombardeios e a ofensiva terrestre no sul do país.

Os dois países, que não mantêm relações diplomáticas, iniciaram em abril negociações mediadas pelos Estados Unidos para chegar a um acordo de segurança.

O presidente libanês, Josef Aoun, insistiu na “necessidade de exercer todos os esforços para alcançar um cessar-fogo” durante uma conversa telefônica nesta sexta-feira com o secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Segundo seu gabinete, o presidente libanês afirmou que uma trégua é “um passo essencial para se chegar a qualquer outra etapa”.

A equipe enviada por Beirute ao Pentágono é chefiada pelo chefe de operações do exército, general Georges Rizkallah, e inclui seis membros de “diferentes especialidades”, afirmou a fonte militar libanesa.

Israel enviou o general de brigada Amichai Levin, chefe da divisão estratégica da diretoria de planejamento do exército, segundo um porta-voz militar israelense.

Além da reunião desta sexta-feira, uma nova rodada de negociações está agendada para os dias 2 e 3 de junho em Washington.

O movimento islamista pró-Irã Hezbollah, que Israel combate no Líbano, opõe-se a essas negociações. Seu bloco parlamentar reiterou na quinta-feira seu apelo para que o Líbano se retire das conversas, acusando Israel de querer “impor uma coordenação em termos de segurança” contra o grupo.

O encontro coincide com as negociações entre os Estados Unidos e o Irã, que deseja incluir a frente libanesa em qualquer acordo para pôr fim à guerra no Oriente Médio.

O exército israelense emitiu uma ordem de evacuação para sete cidades, pelo menos duas delas cerca de 40 km ao norte da fronteira, o que provocou um êxodo em massa de moradores, de acordo com a NNA.

Desde o início do conflito no Líbano, os bombardeios israelenses mataram 3.324 pessoas e forçaram mais de um milhão a fugir de suas casas, segundo as autoridades.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *