Sábado, 06/12/25

Criminosos são suspeitos de usar drones para levar celulares e drogas a presídio no Ceará

Drones em presídios

Organização Criminosa Utiliza Drones em Presídios do Ceará

Uma organização criminosa, suspeita de usar drones para inserir celulares, drogas e outros materiais ilícitos em unidades prisionais do Ceará, foi o alvo da Operação Escudo Aéreo. Esta ação foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE) na manhã de quarta-feira (19).

De acordo com a Polícia Federal, o grupo empregava esses equipamentos para manter a comunicação entre detentos e integrantes de facções do lado de fora. Isso possibilitava a articulação e a determinação de crimes fora do sistema prisional. Ao todo, quatro indivíduos foram presos nesta operação.

Detalhes da Operação Escudo Aéreo e Drones em Presídios

Ação Conjunta e Resultados

A operação cumpriu quatro mandados de prisão e sete de busca e apreensão. Todos foram expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa da Justiça Estadual. Mais de 50 agentes participaram da ação, que contou com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Mecanismo de Comunicação Ilegal

As investigações apontam que os drones eram operados por um grupo estruturado, responsável por abastecer os presos com celulares, entorpecentes e outros itens proibidos. Além disso, facilitavam a transmissão de ordens enviadas de dentro das unidades prisionais para o exterior.

Este esquema demonstra o crescente desafio que o uso de drones em presídios representa para a segurança penitenciária.

Por Correio de Santa Maria, com informações de Polícia Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas