O governador Ronaldo Caiado (UB) lançará, nesta sexta-feira, o Cartão Família, um novo modelo de bilhetagem no transporte coletivo de Goiânia. Com o Cartão Família, até seis pessoas de uma mesma família poderão usar os ônibus pagando apenas uma passagem em feriados e finais de semana.
O novo benefício é o quarto modelo de bilhetagem da Região Metropolitana de Goiânia implantado com subsídios do Estado. Apenas em 2023, o governo estadual investirá R$ 110 milhões no transporte público.
O cidadão titular do Cartão Família, no final de semana e feriados, poderá utilizar o transporte coletivo com até seis membros da família pagando apenas uma passagem, no valor de R$ 4,30. Para os acompanhantes, que terão cartões cadastrados junto ao titular, a viagem será gratuita. Cada cartão pode ser utilizado até quatro vezes no mesmo dia, e somente o cartão principal deve ser recarregado para uso em família.
“Esse benefício é mais um resultado do esforço do Governo de Goiás para transformar o transporte coletivo na Região Metropolitana, como o Passe Livre do Trabalhador, a Meia Tarifa e o Bilhete Único”, destaca o governador ao citar os outros três modelos de bilhetagem lançados com subsídio do Governo de Goiás. Além disso, Caiado lembra que, em função dos subsídios do Governo do Estado e prefeituras, em 2023 irá completar cinco anos de reajustes na tarifa do transporte, algo inédito.
Para aderir ao Cartão Família, o responsável deve acessar o site do SitPass e cadastrar os membros da família com idade a partir de 5 anos, que ficarão vinculados ao cartão principal. A entrega do Cartão Família será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita. O benefício será implementado em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e as prefeituras de Goiânia, Aparecida e Senador Canedo.
Para o secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, o Cartão Família reforça a nova concepção do transporte na Região Metropolitana. “Por mais de 20 anos as gestões estaduais se aproveitaram do transporte público de forma populista. Em apenas quatro anos nós investimos muito na área, lançamos diversos produtos e, principalmente, impedimos o aumento da passagem. Isso é agir com responsabilidade junto ao passageiro do transporte”, diz.