A pesquisa Serpes que mostra os números da aceitação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), divulgada na última quarta-feira (15), traz no bojo a revelação que, se continuar nesse ritmo crescente, o político goiano tem chance de emplacar uma candidatura a presidente da República.
A pesquisa, contratada pela Federação Goiana de Municípios (FGM), aponta uma alta aprovação nos quesitos ótimo e bom, o que indica que o segundo mandato começou bem e o cenário tende a melhorar com o desenrolar da gestão, notadamente com o andamento dos novos programas sociais.
Acrescente-se a isso o fato de Caiado ter estabelecido uma política de boa vizinhança com o presidente Lula, o que deve render investimentos em Goiás.
O Caiado 2, segundo o levantamento, começa com 61,9% de aprovação. A avaliação positiva cresceu 11,7 pontos em relação a pesquisa do mesmo instituto em setembro de 2022. A reprovação é de apenas 7,4%.
Os índices de aprovação mostram que o jeito de Caiado governar agrada os goianos, com destaque para o setor segurança pública, hoje o principal trunfo da gestão.
Registre-se que a aprovação do governador é 10 pontos percentuais acima da votação que ele obteve nas urnas em 2022, que foi de 51,8% dos votos válidos. Isso quer dizer que ele ampliou a sua popularidade, mesmo ainda sem um forte movimento da máquina pública, o que deve ocorrer com o final do período chuvoso e o ajuste da equipe de auxiliares.
Se prosseguir nesse ritmo e governando com equilíbrio, logo terá uma base de apoio que garantirá reconhecimento nacional – e isso é o primeiro e decisivo passo para a tão sonhada postulação à sucessão presidencial.
É claro que uma candidatura a presidente não é fácil, mas os excelentes números do Serpes são um grande alento para Caiado.