A 2ª edição do projeto “Um Salto para a Vida” acontece no próximo sábado, 2 de setembro, das 14h às 18h, na escola de paraquedismo Skydive Cerrado, em Anápolis. O evento busca conscientizar sobre a importância da saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Idealizado por Rejane Damaceno, especialista em saúde mental e terapeuta ocupacional de crianças com autismo, o projeto se inspira no Setembro Amarelo, e compartilha uma experiência pessoal de superação. Rejane enfatiza a capacidade de uma experiência compartilhada de superação em transformar vidas.
O evento pretende abordar o valor do ato de brincar, interagir e ouvir, incentivando um olhar cuidadoso ao próximo. Terapeuta ocupacional e idealizadora do projeto, Rejane ressalta que pequenos gestos como um sorriso ou uma fala podem fazer a diferença na vida de alguém com depressão.
O projeto também foca em quebrar o tabu em torno do tema do suicídio. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo música ao vivo com o cantor Edu Moraes e com o DJ Daniel Mello, aula de ioga, penteados de tranças para as mulheres e, às 17h, um salto de paraquedistas formando a palavra “viva” no céu, juntamente com uma bandeira símbolo de prevenção ao suicídio.
O evento é gratuito, mas os participantes podem contribuir levando alimentos não perecíveis, que serão doados a uma entidade social.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil suicídios são registrados anualmente no mundo. No Brasil, os números chegam a cerca de 14 mil casos por ano. A campanha Setembro Amarelo, realizada desde 2014, visa prevenir o suicídio e fornecer informações atualizadas sobre o assunto. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda”.